Na China, Caiado reforça alianças para atrair novos investimentos para Goiás

05 novembro 2023 às 17h00

COMPARTILHAR
Em missão oficial na China, o governador Ronaldo Caiado (UB) e a comitiva, formada por membros do governo, deputados e empresários, visitaram as instalações da CMOC – indústria de mineração e beneficiamento de nióbio e fosfato – neste domingo, 11. A companhia fica localizada na província de Henan, no país asiático.
A CMOC, atualmente, já possui operações nos municípios de Catalão e Ouvidor, na região Sudeste de Goiás. No entanto, a visita busca consolidar negociações para a expansão das atividades empresariais do grupo chinês no Estado. “Queremos mais empregos, renda, oportunidades comprometidas para os goianos, que estão cada vez mais técnicos e competitivos”, disse Caiado.
No mês passado, empresários da multinacional chegaram a Goiás e acertaram novos investimentos de R$ 3 bilhões da mineradora. “Significa desenvolvimento econômico para toda região onde a empresa investe”, completou o governador.
Nesse sentido, lá, a comitiva oficial irá firmar acordos entre Goiás, governos das províncias chinesas e empresas. O intuito é que a cooperação internacional resulte em programas estratégicos do governo e da comunidade empresarial. A equipe do governo goiano está baseada em Xangai, a maior cidade da China e um importante centro financeiro global. No entanto, para a visita à CMOC, a comitiva deslocou-se para a província de Henan.
Por enquanto, a viagem concentra-se na instalação de pelo menos duas grandes empresas em Goiás, além de parcerias abrangentes com parceiros chineses em setores como mineração, educação, pesquisa e cultura. No país, Caiado e a comitiva têm uma agenda intensa programada para quatro cidades chinesas. Esta missão internacional engloba visitas a multinacionais, universidades e reuniões com líderes políticos e empresariais chineses.

Agenda
Nesse sábado, 4, a comitiva visitou o Centro de Exposições de Planejamento Urbano de Xangai. Na próxima terça-feira, 11, está prevista uma viagem de Xangai para a província de Shenzhen, onde se localiza a instalação da Huawei – multinacional especializada em equipamentos para redes e telecomunicações. Nesta etapa, serão realizados acordos estratégicos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), assim como no campo de certificações profissionais.Os membros dessa missão oficial na China incluem o secretário Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima; o secretário de Infraestrutura, Pedro Sales; o secretário de Indústria e Comércio, Joel Sant’Ana Braga Filho, juntamente com a diretora geral da Organização das Voluntárias de Goiás, Adryanna Caiado. Além disso, a comitiva conta com a participação do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto, e dos prefeitos Roberto Naves (Anápolis), Dione Araújo (Itumbiara), Paulo do Vale (Rio Verde) e Vanuza Valadares (Porangatu). Integram ainda o grupo, os deputados estaduais Vivian Naves, Jamil Calife, Lucas do Vale e o secretário de Ciência e Tecnologia de Rio Verde, Demimárcio Borges de Oliveira.
A missão é também composta por autoridades e representantes de diversos segmentos da economia goiana, que auxiliam para uma parceria de confiança com a China.
Leia também: Caiado articula abertura de escritório representativo de Goiás na China
Eleições 2024: viagem à China com Caiado pode alavancar candidatura de Bruno Peixoto