O promissor cenário do mercado de carros elétricos no Brasil está gerando entusiasmo entre as fabricantes, que incluem o país em suas agendas de lançamentos em 2024. Há expectativas de que, ainde neste ano, os consumidores terão acesso a opções na faixa de R$ 100 mil, oferecendo não apenas acessibilidade, mas também tecnologia avançada e desempenho potente. A seguir, apresentamos 10 modelos que estão programados para chegar ao mercado brasileiro ainda este ano.

Audi Q6 e-tron

Desenvolvido em parceria com a Porsche, o Audi Q6 e-tron (foto acima) tem autonomia anunciada de 600 quilômetros e 80% da bateria pode ser recarregada em apenas 30 minutos. O modelo vem equipado com dois motores elétricos, que entregam, juntos, 375 cv de potência. O design demonstra robustez, com dianteira vigorosa e iluminação de LED. Já a traseira possui lanternas que vão de uma ponta a outra da carroceria e difusor na parte de baixo do para-choque.

BMW i5

A BMW lançará 15 carros no Brasil em 2024. Entre eles está o i5, variante 100% elétrica do Série 5. Sua chegada está prevista para o primeiro trimestre, seis meses depois da apresentação na Europa. O i5 será o sexto modelo movido a bateria da marca alemã no País e vai se posicionar acima do i4, que custa entre R$ 433 mil e 618 mil. Na Europa, o i5 é oferecido nas versões M60 xDrive (230 km/h de velocidade máxima) e eDrive40 (193 km/h).

Foto: Divulgação.

BYD Seagull

A BYD venderá o Seagull no Brasil e a vice-presidente global da marca, Stella Li, já adiantou que, por aqui, ele será rebatizado de Dolphin Mini. Com preço na faixa de R$ 100 mil, a versão mais compacta do Dolphin mede 3,78 metros de comprimento, 1,71 de largura, 1,54 de altura e 2,50 de distância entre-eixos. A autonomia da bateria fica em torno de 300 quilômetros.

Foto: Divulgação.

     

Chevrolet Equinox EV 

De uma só vez, a General Motors revelou que lançará no Brasil os SUVs Equinox e Blazer, que são uma geração mais avançada de modelos elétricos da marca. O Equinox EV será desenvolvido sobre a plataforma Ultium, exclusiva para veículos com propulsão elétrica. A meta da GM é oferecer uma abrangente linha de elétricos na América Latina, que poderá se tornar um polo para produção de tecnologias da GM.

Foto: Divulgação.

Hyundai Ioniq 5

O Hyundai Ioniq 5 inaugura a plataforma E-GMP, de onde sairão outros carros elétricos da marca e também da Kia. O modelo chama atenção pelo design de linhas retas e robustas. A parte interna prima pela simplicidade, que destoa de muitos veículos movidos a bateria. Destaque para as duas telas de 12 polegadas do painel de instrumentos e da central multimídia. O carro compacto tem porta-malas de 500 litros generoso. Segundo a fabricante, a autonomia da bateria é de 384 quilômetros.

Foto: Divulgação.

Kia EV9

Com capacidade para transportar sete pessoas, o Kia EV9 deverá aparecer nas concessionárias no primeiro semestre, por um valor na casa dos R$ 500 mil. As dimensões do SUV são 5 metros de comprimento, 1,98 de largura, 1,78 de altura e 3,10 m de distância entre-eixos. Uma das motorizações desenvolve 203 cv de potência e roda 563 quilômetros com carga completa da bateria de 99,8 kWh.

Foto: Divulgação.

Omoda 5 EV

A Omoda pertence à Cherry, mas trabalha como marca independente. Tanto que ela divulgou planos de atuar no Brasil sem a interferência do Grupo Caoa, representante da fabricante chinesa no País. Sua estreia será marcada com a chegada do Omoda 5 EV, no primeiro semestre. O motor elétrico de 200 cv de potência e a bateria de 61 kWh rendem 450 quilômetros de autonomia. 

Foto: Divulgação.

Porsche Macan

Fabricado em Leipzig (Alemanha), a partir da plataforma PPE (Premium Platform Electric), o Porsche Macan com tecnologia elétrica também leva a assinatura da Audi em sua concepção. A versatilidade da PPE possibilita o desenvolvimento de uma família de modelos com tração traseira e integral e diferentes tipos de motores. Um deles terá 611 cv de potência.

Foto: Divulgação.

Seres M9

Depois de trazer para o Brasil os modelos Seres 3 e 5, a Seres planeja importar o SUV M9. Com 5,23 metros de comprimento, 2 de largura, 1,80 de altura e 3,11 de distância entre-eixos, o M9 tem porte avantajado e muito conforto para até seis ocupantes. Elementos como três telas de 75 polegadas, cockpit inteligente e sistema inovador de navegação foram desenvolvidos pela empresa de tecnologia Huawei. A autonomia não é tão boa: 275 quilômetros. 

Foto: Divulgação.

Volvo EX30

A Volvo quer estrear o EX 30 no Brasil com preço competitivo, em torno de R$ 230 mil. Medindo 4,20 metros de comprimento e 1,80 de largura, o carro recebeu motor de 272 cv de potência, que possibilita aceleração de 0 a 100 km/h entre 5,3 e 5,7 segundos. Segundo a fabricante, o EX 30, exibe um caráter bastante sustentável, com grande quantidade de materiais recicláveis em sua construção. 

Foto: Divulgação.

Setor aquecido promete mais surpresas

Há mercado para tantos lançamentos de carros elétricos no Brasil? A julgar pela movimentação das fabricantes, a resposta é sim. Apesar dos sobressaltos da economia, as marcas enxergam no Brasil um enorme potencial para as tecnologias de propulsão elétrica e híbrida.

Os números de vendas explicam o entusiasmo. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em 2023 foram emplacados 93.927 veículos eletrificados, aumento de 91% em relação ao ano anterior (49.245). Vale ressaltar que os automóveis totalmente elétricos ainda representam 20,5% de participação desse volume (19.310 unidades).

Além disso, a elevação da carga tributária começou a incidir sobre os automóveis eletrificados em janeiro, o que deve ter provocado uma corrida dos consumidores às compras em dezembro para não pagar mais caro. Mesmo assim, o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, está otimista: “Muitas surpresas acontecerão no Brasil, garante”.

*Com informações do portal Planeta Elétrico.

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