COMPARTILHAR

Região mais rica de Goiás (terra da soja, do milho, das indústrias), o Sudoeste tem 28 municípios.

Em 27 dos 28 municípios ganharam candidatos a prefeito da base governista, quer dizer, apoiados pelo governador Ronaldo Caiado, do União Brasil, e pelo vice-governador Daniel Vilela, do MDB.

Wellington Carrijo e Paulo do Vale: a vitória política mais importante da região Sudoeste e uma das maiores do Estado de Goiás | Foto: Divulgação do MDB

Dos 27 quinze são filiados ao MDB de Daniel Vilela. Portanto, uma vitória maiúscula do emedebista.

A principal vitória do MDB no Sudoeste se deu em Rio Verde, onde o médico Wellington Carrijo obteve 62,67% dos votos válidos (69.209 votos).

Aleomar Rezende, prefeito de Mineiros: vitória com quase 80% dos votos | Foto: Reprodução

Outra vitória maiúscula se deu em Mineiros, onde o prefeito Aleomar Rezende, do MDB, foi eleito com 79,89% dos votos.

Em Santa Helena, Iris Parreira, do MDB, derrotou Agenor Bezerra de Queiroz, do PRD. Na verdade, além de Agenor, o emedebista derrotou o prefeito João Alberto, a máquina da prefeitura, a ex-prefeita Raquel Rodrigues e o ex-governador Alcides Cidinho Rodrigues. Foi a vitória de um batalhão contra um exército e do tostão contra o milhão.

Iris Parreira e Ricardo Mota: MDB e União Brasil ganharam em Santa Helena | Foto: Divulgação

Daniel Vilela operou em toda a região, pessoalmente ou por intermédio de seu representante, Manuel Cearense. “Todos os candidatos que levei para o MDB, sob coordenação direta de Daniel Vilela, foram eleitos”, exulta Manuel Cearense, um dos maiores articuladores políticos do Sudoeste. O vice-governador costuma dizer, em tom de brincadeira, que seu aliado não dorme, que trabalha o tempo inteiro, visitando todas os municípios. Ele tem o “mapa” político de toda a região na cabeça… de cor e salteado. (E.F.B.)