COMPARTILHAR

Se Henrique Meirelles desistir de ser candidato a senador, há quem postule que o presidente da Assembleia pode substitui-lo

Lutando com a imagem de “dom Sebastião (o da batalha de Alcácer-Quibir) do Cerrado, Henrique Meirelles mostra-se animado para disputar mandato de senador por Goiás e, logo depois, parece perder o ânimo. Aliados sustentam que na terça-feira, 22, ele estará em Goiás e dará o grito: “Diga ao povo que fico”. Há outros que postulam outro discurso para o ex-ministro da Fazenda: “Diga ao povo que desisto”.

O fato é que, dados o nome e a estrutura que movimenta, o PSD precisa de Meirelles como candidato a senador. Com ele na disputa, o partido conseguirá montar chapas mais consistentes para deputado federal e deputado estadual. Se desistir, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), terá de se envolver para fortalecer a chapa do partido dirigido por Vilmar Rocha.

Henrique Meirelles e Lissauer Vieira com aliados políticos| Foto: Divulgação

Na semana passada um grupo de deputados e alguns candidatos ao Parlamento sugeriram um novo caminho. Se Meirelles desistir da disputa (um deputado contrapõe: “Ele será candidato”), o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira (vai se filiar ao PSD antes do dia 2 de abril), pode ser candidato a senador.

Mas conversaram com o “russo” (ou ucraniano), quer dizer, com Lissauer Vieira? “Ainda não, mas não é má ideia lançá-lo para senador. Há outra hipótese: Lissauer Vieira para vice do governador Ronaldo Caiado e Daniel Vilela para senador. Mas o caminho mais realista é bancá-lo para senador”, afirma um deputado.

Insistindo: Lissauer Vieira, depois de desistir da disputa para deputado federal, quer retornar à política? “Lissauer não será candidato a deputado federal, é certo, mas jamais deixou de fazer política. No momento, vai operar para ajudar Vilmar Rocha na formatação da chapa de candidatos a deputado federal e estadual do PSD. É provável que, se receber apoio, inclusive de Meirelles, pode, sim, disputar mandato de senador”, sugere um parlamentar.