MDB pode bancar Ademir Menezes para prefeito de Aparecida de Goiânia?

14 maio 2023 às 00h08

COMPARTILHAR
Quem será o próximo prefeito de Aparecida de Goiânia? A um ano e quatro meses, o que se pode dizer é o obvio: ninguém sabe.
Mas a respeito de uma questão há consenso: o candidato mais forte será aquele que for bancado por Gustavo Mendanha (cuja tendência é trocar o Patriota pelo MDB). O ex-prefeito permanece como principal “general” eleitoral do município.

Consta-se que Mendanha poderá apoiar o ex-deputado federal Leandro Vilela, do MDB, para prefeito de Aparecida. Haveria, até, um acordo — não confirmado publicamente — entre o ex-prefeito e o vice-governador Daniel Vilela. Recentemente, os dois reataram a amizade.
O que há de verdade nisto? Não se sabe. Mas o Jornal Opção ouviu de três emedebistas que Leandro Vilela não se mostra muito animado com uma candidatura.
Ao mesmo tempo, um repórter colheu a seguinte frase de um emedebista de Aparecida: “Leandro seria um bom candidato porque, além de Vilela — o que lembra Maguito Vilela, o político que deu um novo status a Aparecida —, poderia obter o apoio de Gustavo”.

Ante a suposta indecisão de Leandro Vilela, hoje numa diretoria do Detran, o ex-prefeito Ademir Menezes começou a operar para disputar a prefeitura. Ele teria dito que, dos nomes colocados, só teria receio de perder para o sobrinho de Maguito Vilela. Não por ele em si, mas pela “marca” Vilela e, sobretudo, porque poderia obter o apoio de Mendanha.
Ademir Menezes é empresário — do ramo de cosméticos — e produtor rural, foi duas vezes prefeito de Aparecida, deputado federal e vice-governador (do ex-governador Alcides Cidinho Rodrigues). Ele tem experiência como gestor público e gestor privado.

Popular, além das duas vitórias para prefeito, contribuiu para a vitória de seu sucessor. Em seguida, depois de ter sido vice-governador, retirou-se da política, abrindo espaço para o filho, o engenheiro Max Menezes (PSD), que foi deputado estadual.
Dois políticos disseram ao Jornal Opção que Ademir Menezes está visitando lideranças políticas de Aparecida e, mesmo, casas de populares. Chega, entra, toma um cafezinho e se apresenta, com sua bonomia natural. Pesquisas mostram que não está na liderança (duas delas apontam o deputado federal Professor Alcides Ribeiro, do PL, em primeiro), mas sugerem que é bem avaliado, com chance de crescer, se bancado oficialmente como candidato.

Sondado para criar o marketing da campanha de Ademir Menezes, um jornalista disse ao Jornal Opção: “Ademir Menezes pode até não ser eleito. Mas notei que duas virtudes cruciais não lhe faltam: capacidade de articulação e vontade política e pessoal de ser candidato”.
João Campos e Professor Alcides Ribeiro
Há outros nomes no palco, como os ex-deputados federais Delegado Waldir Soares (diz-se, no governo, que prefere continuar como comandante-em-chefe do Detran), do União Brasil, e João Campos, do Republicanos, Professor Alcides Ribeiro e André Fortaleza, do MDB.

Recentemente, durante um desfile comemorativo do aniversário da cidade, o prefeito Vilmar Mariano fez o impossível para não cumprimentar João Campos. Ao lado, um aliado do prefeito disse, e não em voz baixa: “O que o paraquedista está fazendo aqui?”. Esclareça-se que a crítica não foi feita pelo prefeito.
Logo depois, João Campos gravou um vídeo e divulgou nas redes sociais atacando, indiretamente — que é seu estilo —, Vilmar Mariano. O ex-presidente do Republicanos disse que Aparecida precisa de um administrador público competente, o que foi interpretado, no entorno do prefeito, como uma crítica ao gestor municipal, que “não” seria competente.
Experts em política de Aparecida de Goiânia dizem Vilmar Mariano só tem uma chance de ser reeleito: obter o apoio de Mendanha — o que parece, senão impossível, muito difícil. O prefeito teria dito a Daniel Vilela que se filiaria ao MDB, desde que o partido anunciasse que o apoiaria sua reeleição. No entanto, talvez por ter acesso às pesquisas a respeito de Aparecida, o vice-governador teria decidido aguardar um pouco mais.
O MDB pode apoiar Ademir Menezes? Talvez. Daniel Vilela e Max Menezes mantêm uma interlocução positiva. Há quem postule que o vice-governador gostaria de bancar Leandro Vilela para prefeito de Aparecida. Mas pode acabar compondo com os Menezes, sobretudo se Mendanha não opor alguma restrição.
Jogo de Wilder Morais em quatro cidades

O deputado federal Professor Alcides Ribeiro é um nome forte para a disputa. O presidente estadual do PL, senador Wilder Morais, planeja bancá-lo.
Wilder Morais quer lançar candidatos nas principais cidades de Goiás. Em Goiânia quer emplacar o deputado federal Gustavo Mendanha. Em Aparecida planeja lançar Professor Alcides Ribeiro. Sua aposta em Anápolis é o empresário Márcio Corrêa, que o senador está tentando retirar do MDB. Em Rio Verde articula com dois nomes — coronel Ricardo Rocha e o médico Osvaldo Fonseca Júnior.
O objetivo do senador é criar uma base político-eleitoral que possa bancá-lo para governador em 2026. Noutras palavras, o líder do PL está operando nas mesmas áreas onde Daniel Vilela, que será candidato a governador em 2026, está agindo. (E.F.B.)