Wilder Morais é o grande derrotado em Goiânia e Aparecida de Goiânia

27 outubro 2024 às 20h11

COMPARTILHAR
Como líder político, o senador Wilder Morais (PL) fracassou. Nas 20 cidades que contam com 60% dos eleitores de Goiás, contribuiu para a eleição de apenas três: o de Jataí, Geneilton Assis, o de Anápolis, Márcio Corrêa, e a de Formosa, Simone Ribeiro, do PL. (Com a ressalta de que Márcio Corrêa é fortemente ligado ao vice-governador Daniel Vilela. São amigos de longa data. A ligação com Wilder Morais é recente.)
Portanto, Wilder Morais sai como o grande derrotado da disputa eleitoral em Goiás em 2024. O que o deixará com escassas bases eleitorais para a disputa do governo em 2026. Se é que, depois das derrotas, ele ainda terá tutano para disputar o governo.
Duas derrotas foram mais significativas para mostrar a fragilidade do articulador Wilder Morais.
Wilder não deixou Fred ser vice de Mabel
Fred Rodrigues e Gustavo Gayer, nos tempos que circulavam com desenvoltura pelo Palácio das Esmeraldas, estavam praticamente aceitando uma composição com Sandro Mabel, o prefeito eleito de Goiânia pelo União Brasil. Fred Rodrigues seria o vice.
Porém, Wilder Morais apareceu e disse que, como presidente estadual do PL, não aceitava coligar-se com Sandro Mabel porque isto poderia prejudicar seu projeto pessoal em 2026, ou seja, disputar o governo do Estado.
Gustavo Gayer e Frederico recuaram, deixando prevalecer a tese de Wilder Morais. Então, Fred Rodrigues virou candidato a prefeito e perdeu de maneira acachapante. Mas, como politicamente ele ainda não existe, a derrota maior é mesmo do senador, que impôs sua candidatura.
Aconselhou Alcides a não participar de debates
Em Aparecida de Goiânia, Wilder Morais disse que iria eleger o deputado federal Alcides Ribeiro Filho a prefeito. No primeiro turno, como o parlamentar estava bem nas pesquisas de intenção de voto, o senador teria aconselhado, de acordo com um aliado, que não participasse de debates, sabatinas e entrevistas.
O candidato do MDB, Leandro Vilela, agora prefeito eleito, aproveitou e se apresentou aos eleitores de Aparecida, que ficaram convencidos de que era o melhor candidato. Por isso, quase lhe dera a vitória já no primeiro turno.
Portanto, a conclusão é uma coisa: em termos de líderes políticos — admitindo-se que o senador é líder —, o maior derrotado da disputa municipal em Goiás, em 2024, foi o senador Wilder Morais. Seus candidatos (Fred Rodrigues, Lissauer Vieira, Professor Alcides, Waltinho, Zé Antônio, Dr. Lourival) sofreram um massacre. (E.F.B.)