COMPARTILHAR

Às 20h30 deste domingo, 24, véspera de natal, o presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT) fará um pronunciamento em cadeia de rádio e televisão. No tradicional discurso de Natal, Lula deverá fazer um balanço das ações do governo ao longo de 2023, falar sobre união em detrimento de divergências políticas, e indicar as prioridades para 2024. A fala deve durar cerca de 5 minutos.

Este será o terceiro pronunciamento do presidente em um ano; o primeiro aconteceu em função do Dia do Trabalhador e o segundo em função do dia da Independência. Nos dois outros discursos, Lula pregou a reconciliação nacional, sob o slogan “União e Reconstrução”. A frase foi pensada para ser um contraponto à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e à polarização política explicitada nas eleições de 2022.

No pronunciamento, Lula deverá mostrar a retomada de programas sociais, como Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família e Farmácia Popular. Também ressaltará medidas econômicas, como o Desenrola, que auxiliou na quitação de dívidas de pessoas físicas e de empresas, a aprovação da reforma tributária e de outros projetos de interesse do governo. Deverá ainda ressaltar as viagens internacionais que fez ao longo do ano para obter projeção externa.

Em mensagem publicada em suas redes sociais na última sexta-feira, 22, Lula disse que 2023 foi para recuperar o país e 2024 será “de mais trabalho para melhorar a vida das pessoas”. Segundo a agenda oficial, o presidente vai passar o Natal com a família no Palácio da Alvorada, residência oficial. Após o Natal, o presidente ainda deve descansar por mais alguns dias. Até o momento, não foi informado se o presidente viajará durante as festividades de fim de ano.

Em mandatos anteriores, Lula costumava passar o réveillon na Base Naval de Aratu, próxima a Salvador, na Bahia. O local tem acesso controlado pela Marinha. Ele já se hospedou na unidade este ano, durante o feriado de Corpus Christi, em junho.