Bolsonaro deve enfrentar novos indiciamentos da PF por crimes graves

07 julho 2024 às 13h09

COMPARTILHAR
O ex-presidente da República Jair Bolsonaro pode enfrentar novos indiciamentos por crimes graves em breve. Segundo o jornalista Rafael Moraes Moura, do O Globo, a Polícia Federal prepara um novo relatório final de outra investigação. Há possibilidade de ser relacionado a possível tentativa de impedir a posse do sucessor na presidência.
A expectativa é de que o relatório seja concluído na próxima semana, conforme o jornal. Bolsonaro pode ser indiciado por crimes como tentativa de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado democrático de direito com emprego de violência ou grave ameaça. As penas previstas estão entre 4 a 12 anos e 4 a 8 anos de prisão, respectivamente.
As investigações apontam que Bolsonaro estava ciente de uma minuta golpista e encomendou alterações. No conteúdo do texto, havia uma previsão de prisão do ministro Alexandre de Moraes. O documento em questão já foi utilizado para sustentar a inelegibilidade de Bolsonaro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no ano passado.
Os indiciamentos seguem as recomendações feitas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do 8 de Janeiro, sugeridas em outubro de 2023. Ressaltando que a delação premiada do ex-ajudante de ordens Mauro Cid foi crucial nas investigações, com informações essenciais do envolvimento do ex-presidente nas tramas golpistas.
Segundo o jornalista do O Globo, com a conclusão do relatório na próxima semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) pode julgar o caso até o fim do ano, se houver celeridade da Procuradoria-Geral da República (PGR). Entretanto, a equipe de Paulo Gonet, procurador-geral da República, pretende ser cautelosa por conta do ano eleitoral.
Anteriormente, Bolsonaro já foi indiciado pela PF por peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro no caso das joias sauditas.
Leia também:
No indiciamento de Bolsonaro pela PF, só o que surpreende é a demora