Militares, STF, Executivo e Legislativo vão se unir em memória aos ataques de 8 de janeiro

03 janeiro 2024 às 17h40

COMPARTILHAR
Um ano após o 8 de janeiro de 2023, instituições se mobilizam para preservar a memória dos ataques à democracia. O Supremo Tribunal Federal (STF) irá inaugurar na data a exposição “Reconstrução, memória e democracia”, com cenas que simbolizam a resistência da Corte e a retomada das atividades.
Em exposição, objetos danificados, fragmentos do edifício e vestígios do ataque serão instalados em locais de maior circulação de pessoas. A abertura da mostra será feita pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, no Hall dos Bustos, na segunda-feira, 8, às 14h, com a presença de ministros, autoridades e demais convidados.
Desde então, o STF já concluiu 30 julgamentos culminando na condenação dos primeiros acusados por atos golpistas e deve encerrar outras 29 ações penais na primeira semana de fevereiro, na volta do recesso. O ministro Alexandre de Moraes, relator de todos os 1345 processos criminais abertos na Operação Lesa Pátria, em entrevista ao Estadão, deu um recado àqueles que ainda escolhem a trilha dos intolerantes do 8 de janeiro: “A democracia é intocável e o STF não permitirá qualquer tipo de impunidade.”
As Forças Armadas também se unem às demonstrações de apreço pela democracia. No próximo dia 8, integrantes da cúpula militar, além de parlamentares e membros do Executivo, vão fazer um ‘ato democrático’ em Brasília para marcar o primeiro ano do ataque dos vândalos.