Prazo para emitir nova carteira de identidade encerra hoje; Goiás já emite documento desde 2023

11 janeiro 2024 às 12h47

COMPARTILHAR
Prazo para estados iniciarem emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) termina nesta quinta-feira, 11. O novo documento prevê o uso do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como o número do registro geral da carteira de identidade. Anteriormente, o prazo havia sido prorrogado duas vezes no ano passado.
Segundo a Secretaria de Estado da Administração de Goiás (SEAD), a nova carteira já emitida em Goiás desde o ano passado. Além dos goianos, o Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina também emitem o documento atualizado.
Com a mudança na identidade, o cidadão brasileiro terá apenas o CPF como identificador, antes ele poderia ter 27 RGs diferentes, um para cada unidade federativa. A medida busca reduzir a possibilidade de fraude com o documento.
O documento também terá um QR Code para auxiliar na verificação da autenticidade, além de um de padrão internacional chamado MRZ, que é usado em passaportes. Ou seja, ela servirá como documento para viagens.
A nova CIN substituirá entrará em vigor definitivamente a partir do dia 28 de fevereiro de 2032.