COMPARTILHAR

As fortes chuvas que caíram no Rio de Janeiro durante a noite deste sábado, 13, e madrugada deste domingo, 14, provocaram estragos em casas, carros e inundação no transporte público, com um “rio” formado no metrô. Ate o momento as tempestades deixaram nove mortos e uma mulher desaparecida.

As chuvas contínuas também provocaram estragos em casas, carros e inundação no transporte público, com um “rio” formado no metrô, deixaram hospitais sem energia. A Avenida Brasil foi fechada, linhas de ônibus e de metrô pararam de rodar. Relatos espalhados em vídeos publicados na internet mostram ainda diversos municípios debaixo d’água.

Provas previstas para este domingo foram adiadas, como as da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e o concurso para bolsistas na área de Saúde para a Prefeitura do Rio. Além disso, os ensaios de escolas de samba foram suspensos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já tinha publicado, no sábado, 13, alerta de “grande perigo” para tempestades que atingiram a maior parte do estado do Rio de Janeiro e pequenas porções do sul do Espírito Santo e da Zona da Mata, em Minas Gerais.

O Sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Rio de Janeiro, passou a madrugada com alertas de chuvas fortes em diversas regiões, sendo que as mais comprometidas pelo volume de água foram Jacarepaguá, Bangu, Madureira, Irajá Alto da Boa Vista, Urca e Jardim Botânico.

Além disso, as precipitações acenderam o alerta para a alta probabilidade de deslizamentos de terra na Baía de Guanabara, que engloba as áreas do Centro, Zona Norte, Ilha do Governador e Subúrbios da Central e Leopoldina.

Pontos de apoio

A prefeitura do RJ divulgou pontos de apoio para os quais a população pode se dirigir em caso de necessidade.

Vídeos de alagamento

Durante a noite, moradores filmaram ruas tomadas pela água barrenta em Guaiuba, no Complexo do Acari. Também há registros da noite de pânico vivida em Nova Iguaçu e em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.No MetrôRio, ainda não se sabe a extensão dos danos causados pelas chuvas, mas moradores registraram o “rio” que se formou entre Acari e Pavuna.

Há relatos de que dezenas de pessoas acabaram ilhadas na estação de Colégio. “Gente que trabalha até tarde da noite e pega os últimos trens da noite para ir para casa, mas, devido a essa forte chuva, o metrô só tá indo até Colégio. Ruas estão todas alagadas”, comentou o administrador do perfil.