Um levantamento divulgado neste domingo, 1º, pelo portal Metrópoles, apontou os deputados federais com mais faltas sem justificativa. Entre os dez parlamentares mais faltosos está a deputada federal Magda Mofatto (Patriota). Conforme os dados, ela possui doze faltas sem justificativa.

Esse valor significa que Moffato não justificou suas faltas em 15% das sessões, empatada com o deputado José Priante (MDB-PA) na 7ª colocação entre os parlamentares brasileiros que mais faltaram sem justificativa. Além dos dois, a lista também é composta por Junior Lourenço (PL-MA), Antônia Lúcia (Republicanos-AC), Washington Quaquá (PT-RJ), Vicentino Júnior (PP-TO), Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE) e Josimar Maranhãozinho (PL-MA).

Em caso de ausência sem justificativa, o parlamentar corre o risco de perder uma parte do salário. Segundo o Ato da Mesa n° 66, de 2010, o desconto pode chegar 1/30 do valor

mensal. Em último caso, com 1/3 de faltas sem justificativa nas sessões, o deputado pode também perder o mandato.

O Jornal Opção tentou entrar em contato com a deputada federal Magda Mofatto (Patriota), mas até agora não houve resposta. O canal segue aberto.