A Câmara Municipal de Goiânia recebeu, na manhã desta quinta-feira, 9, representantes da Associação de Egressos e Egressas da Universidade Federal de Goiás, incluindo o presidente Eliomar Pires Martins. Durante a sessão plenária, os vereadores destacaram a atuação da universidade e se comprometeram a destinar atenção e recursos para resolver as necessidades da instituição.

A vereadora Aava Santiago (PSDB) destacou que a UFG vem, há anos, sendo impactada por perseguição a trabalhadores da ciência, esvaziamento econômico e desvalorização do trabalho das universidades. Diante disso, reconheceu a presença dos egressos na Câmara como forma de aproximação e alinhamento de expectativas. 

“A visita não é só um jeito de respeito e parceria entre nós, mas sobretudo marca início de novo tempo em que parlamentares serão os primeiros aliados, jamais inimigos da pesquisa, do conhecimento e da universidade pública”, declarou. “A gente tem o dever de devolver à UFG o que a universidade faz pela cidade e pelo parlamento. Se hoje tenho um dos mandatos mais produtivos da Câmara, é porque mais da metade do meu gabinete é composto por mulheres egressas da instituição”, salientou.

Recursos

A vereadora destacou que a Câmara Municipal tem emendas impositivas como instrumento para tal retribuição. Diante da afirmativa, frisou a importância da união dos pares para a realização de ações em prol da universidade. “Convido para que a gente faça uma verdadeira peregrinação para que vereadores desta Casa destinem suas emendas para a UFG”, disse. “Tenho certeza absoluta que nós daremos, enquanto parlamento, contribuição para a cidade e para as próximas gerações”. 

Aava ressaltou, ainda, o seu compromisso para a destinação de R$50 mil para a reforma do auditório da instituição. A iniciativa é compartilhada pelo vereador Paulo Magalhães (UB), que também declarou, em entrevista, que buscará recursos na Câmara dos Deputados para a realização da obra. “Vou reivindicar uma emenda no valor de R$ 500 mil para a reforma do auditório”, disse, em entrevista ao Jornal Opção.

Frente Parlamentar

Anselmo Pereira (MDB), por sua vez, evidencia a criação de uma frente parlamentar no Legislativo municipal, em favor da universidade, após o contingenciamento de verbas tiradas. O parlamentar destacou que, além das emendas impositivas que já estão sendo destinadas à UFG, a Câmara visa aproximar a Prefeitura de Goiânia à instituição. 

“Estamos aproximando o Executivo municipal com as ações de todo o complexo da UFG, quer seja na estrutura física, pavimentações e convênios”, pontuou. Anselmo salienta, ainda, a importância da UFG, descrita por ele como uma instituição “histórica”, com “educação transformadora da sociedade” e um “veículo para fazer com que a democracia realmente aconteça”.