Sessão é encerrada após briga entre Anselmo Pereira e Paulo Magalhães

31 outubro 2023 às 13h07

COMPARTILHAR
Após uma briga, a sessão desta terça-feira, 31, da Câmara Municipal de Goiânia foi encerrada antes do previsto. A confusão iniciou quando os vereadores Anselmo Pereira (MDB) e Paulo Magalhães (União Brasil) se desentenderam por conta de uma questão regimental. Em seguida, a situação escalou e culminou no fim das atividades
Tudo começou quando Magalhães subiu na tribuna do plenário para realizar a fala de dez minutos no Pequeno Expediente. Entretanto, Pereira, que presidia a sessão, deixou o vereador aguardando mais cinco minutos por conta dos pedidos de questão ordem de outros parlamentares. Por conta da demora, a confusão começou a se desenhar.
Magalhães então criticou a demora e os discursos “paralelos” dos colegas de Casa durante os pedidos de questão de ordem. Na sequência, ele passou a palavra para a vereadora Gabriela Rodart (PTB). “Vou passar o meu direito que eu tenho de falar para Rodart, que é mulher, e vou querer os cinco minutos (do Tempo de Liderança)”, afirmou.
Só que a movimentação foi vetada pelo presidente da sessão por estar fora da questão regimental. Com a negativa, o vereador do União Brasil desceu da tribunal e disse que Pereira é um “mandachuva”. Em resposta, o emedebista disse que segue o regimento da Casa e pediu para que “obedeça”.
Momentos depois, durante a fala do vereador Dr. Gian (MDB), Magalhães se aproximou de Pereira e os dois começaram a discutir fervorosamente. Em seguida, a sessão foi encerrada pelo decano da Casa: “eu encerro a sessão, assunto encerrado. Os dois voltaram a discutir algumas vezes no plenário, mas contidos por outros vereadores e assessores.
Após os acontecimentos, a assessoria de Paulo Magalhães emitiu uma nota a respeito da situação. Além de admitir que se “excedeu” durante a discussão, o parlamentar cobrou que o regimento interno seja cumprido. “O encerramento precoce da sessão prejudica a população, pois impede a aprovação de matérias em plenário pelos vereadores”, escreve.
O Jornal Opção tentou entrar em contato com o vereador Anselmo Pereira a respeito da situação de hoje, mas não houve retorno. O canal está aberto.
Confira a nota completa de Paulo Magalhães:
Nota Pública
Hoje, após reiteradas cobranças pelo cumprimento do regimento interno da casa, manifestei minha insatisfação junto ao vereador que presidia a Sessão Plenária. Reconheço que me excedi, dentro do meu direito e respeitando todo o rito legislativo. O encerramento precoce da Sessão Plenária prejudica a população, pois impede a aprovação de matérias em plenário pelos vereadores. Não farei declarações pessoais contra ninguém, mas coloco não apenas a mim, mas também todo o meu mandato à disposição dos goianienses. Continuarei lutando por demandas e anseios para alcançar dias melhores para todos.
Atenciosamente,
Paulo Magalhães
Veja o vídeo da confusão entre os dois vereadores: