Em 2021, pesquisadores da do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) identificaram um animal parecido com uma raposa. Entretanto, apesar das semelhanças se tratava de um híbrido entre cão doméstico é uma raposinha dos pampas. Infelizmente o espécime, conhecido como “grachorra” morreu em cativeiro.

Entretanto, o animal não foi o único híbrido de duas especiais já detectado por cientistas. Seja na natureza ou em cativeiro, temos diversos casos de animais de espécies diferentes se acasalando e criando novas espécies. Confiram alguns exemplos:

1- Mula

O primeiro animal da lista é um grande conhecido dos brasileiros. A espécie é um cruzamento híbrido entre um asno macho e uma égua. Só que as mulas não são capazes de se reproduzir entre si, por conta da diferença no número de cromossomos entre as espécies.

2- Gato savannah

Parecido com a situação da “grachorra”, gato savannah é o cruzamento entre um gato doméstico e serval africano selvagem. O resultado disso é um “grande gato” com a pele manchada. Por conta da aparência, a espécie é muito procurada por quem deseja um pet mais “exótico”.

3- Ligre

O ligre é resultado de um cruzamento entre tigre fêmea e um leão macho. Considerado o animal híbrido mais famoso, ele também é o maior entre todos os felinos com um peso de 450 kg. Por conta dos habitats diferentes, esse cruzamento seria improvável na natureza.

4- Tigreão

A situação contrária também existe e quando um tigre macho acasala com uma leoa, temos uma espécie menor que a citada acima.

5- Leopon

Ainda nos felinos, o leopon é o cruzamento de leopardo macho com leoa. Apesar de serem grandes como os leões, eles possuem as pernas menores, herança da origem de leopardo.

6- Urso grolar

No campo dos ursos, a situação em que um urso polar cruza com um pardo gera um animal com coloração “caramelo”. Entretanto, isso só é possível com intervenção do ser humano porque as duas espécies não conseguem coexistir em cativeiro ou na natureza.

7- Zebroide

Assim como a mula, o zebroide é um espécie geralmente infértil resultado do cruzamento entre uma zebra e qualquer equino. 

8- Cama

A cama é o resultado entre a inseminação artificial entre dromedários e lhamas. Com mais características do segundo animal, o híbrido possuem uma pelagem macia e ausência de corcovas. Ele foi criado com o intuito de produzir e transportar carga.

9- Beefalo

Talvez um dos poucos casos em que as duas espécies conseguem se reproduzir por conta própria. O beefalo é o cruzamento entre búfalo e gado doméstico. O intuito do cruzamento é aprimorar a produção de carne bovina.

10- Forquinhos

Talvez um dos mais raros que existem na lista, eles são o resultado de um cruzamento entre um golfinho-nariz-de-garrafa fêmea e uma falsa orca macho. Com pele cinza escura, eles possuem 66 dentes, uma média entre os 88 dos golfinhos e 44 da falsa orca.

Leia também: Conheça a ‘grachorra’, animal híbrido identificado por pesquisadores no Brasil