Quem não tem medo de avião?

08 agosto 2021 às 00h00

COMPARTILHAR
Tenho bastante tempo de viagem de avião. E muito temor de turbulência. A maioria das minhas viagens foi tranquila, mas já sofri com perturbadoras turbulências. Antes, sempre viajava tomando um uísque. Hoje tomo vinho. Algumas pessoas afirmam ter nada temer. É mentira. De turbulência todos têm medo.
Há muito tempo rompi de vez com viagens em aviões pequenos, por causa de um grande susto que vou contar.
O governador de Goiás era Irapuan Costa Júnior. Ele estava descansando alguns dias em sua fazenda no município de Ivolândia. Eu e o jornalista Jakson Abrãao formos entrevista-lo, em um domingo de dezembro. Viajamos em um bimotor, acompanhados de um cinegrafista de TV. A viagem durou 45 minutos. Fomos bem cedo e voltamos por volta de 15 horas. Cerca de 10 minutos depois da decolagem um violento temporal envolveu a aeronave. Ainda bem que o piloto era experiente. O problema é que não se achava uma brecha para o bimotor escapar do temporal.
Fomos sofrendo. Depois de mais de duas hora no ar é que o piloto conseguiu um buraco e então enxergamos Trindade e daí a rota do Aeroporto Santa Genoveva. Nunca mais entrei em um avião pequeno.