Governo Lula: registros de novos CAC’s cai mais de 85% em Goiás

13 julho 2023 às 10h18

COMPARTILHAR
O número de Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CAC’s) caiu 85,9% nos seis primeiros meses do governo Lula, em Goiás. Segundo dados obtidos pelo Jornal Opção, entre janeiro e junho, foram contabilizados “apenas” 10 registros apostilados pelo Exército Brasileiro.
No ano passado, no mesmo período do governo Bolsonaro, o número chegou a 71, fechando o ano com um total de 153 novos CAC’s. Os dados são da Polícia Federal (PF).
No entanto, enquanto a quantidade de colecionadores, atiradores desportivos e caçadores vem diminuindo no estado, o número de armas recolhidas com a Campanha do Desarmamento cresceu 71,4% em 2023. Foram 24 armas recolhidas até o momento, contra 14 no mesmo período do ano passado, que registrou ao todo, 30 armas de fogo entregues.
A campanha foi instituída a partir do Estatuto do Desarmamento, elaborado em 2003. A população pode procurar qualquer delegacia da PF para fazer a entrega. Entretanto, é preciso pagar uma taxa que varia de R$ 100 a R$ 300 a depender do poder de fogo e do tamanho armamento.
As armas recolhidas e apreendidas pela corporação são enviadas ao Exército, onde podem ser destruídas. Em 2022, por exemplo, a PF encaminhou 184 armas para serem destruídas pela força armada. Neste ano, até o momento, nenhuma foi enviada.