USP disponibiliza biblioteca digital gratuita com mais de mil livros e revistas

13 janeiro 2024 às 17h38

COMPARTILHAR
A Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza uma plataforma (Portal de Livros Abertos da USP) que oferece obras gratuitas para download, com assuntos que vão desde saúde, educação, psicologia, engenharia, até administração, letras, artes e diversas outras temáticas. Além disso, também é possível acessar gratuitamente revistas acadêmicas da USP e demais conteúdos universitários do Brasil. O acervo inclui 16 editoras acadêmicas e 42 selos editoriais, podendo ser acessado em seis idiomas diferentes.
O site é dividido em diferentes plataformas: o Portal de Livros Abertos da USP, o Portal de Revistas da USP e a Plataforma Minha Biblioteca. O primeiro apresenta obras que podem ser baixadas na íntegra e que cobrem assuntos como engenharia, saúde, arquitetura, educação, turismo. O site disponibiliza ainda séries especiais, como a Coleção Botânica, Coleção Mitos da Pós-Modernidade e Estudos da Ásia.
Há ainda livros que fazem refletir sobre a situação das universidades, caso da série Repensar a Universidade: Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais; Impactos para a sociedade; e Saberes e Práticas.
Já o Portal de Revistas da USP reúne uma biblioteca digital de centenas de revistas publicadas pelas diferentes unidades de ensino e pesquisa que fazem parte da Universidade. Todas as revistas são abertas e contêm o texto completo dos artigos publicados. Desde 2008, conquistou números: 201 títulos de periódicos, cerca de 25 milhões de acessos e mais de 20 milhões de downloads de artigos.
Mantido pela equipe da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP, traz publicações de diversas áreas do conhecimento: Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra/Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Humanas Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. No portal, é possível ter acesso a várias coleções completas que foram criadas antes do surgimento da USP, em 1934, como a Revista de Medicina, que nasceu em 1916, e a Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, que teve sua primeira edição no dia 15 de novembro de 1893, com o título de Revista da Faculdade de Direito de São Paulo.Ambas estão entre as cinco revistas científicas com maior número de downloads em 2022.
A plataforma Minha Biblioteca possui mais de 16 mil e-books, incluindo o acervo de 16 editoras acadêmicas e 42 selos editoriais, entre as quais Guanabara Koogan, Manole, Cengage, LTC, Bookman e Artmed. Há livros de sete catálogos: Ciências Jurídicas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas, Saúde, Medicina e Odontologia, Ciências Pedagógicas e Letras e Arte.
A plataforma também traz ainda livros sobre assuntos tendência, como “Desenvolvimento psicológico e educação – Volume 1 – Psicologia evolutiva e Língua de sinais: instrumentos de avaliação”. E ainda títulos sobre Artes, que abrangem tópicos de música, dança, fotografia, artes plásticas, artes cênicas, design, moda, tradução, redação, revisão, edição, adaptação de textos e outros.
A USP também disponibiliza a Biblioteca Virtual Pearson, mas somente esta o acesso é multiusuário e ilimitado mediante login e senha específicos.

Sobre o portal
O Portal de Livros Abertos da USP, estabelecido em 2016, tem como objetivo reunir e divulgar livros digitais acadêmicos e científicos publicados pelas diversas unidades, institutos, centros e museus da Universidade de São Paulo. As coleções disponíveis no portal são voltadas para conteúdo científico e, portanto, devem atender a critérios rigorosos de submissão e passar por um processo de avaliação para garantir sua certificação como obras científicas e acadêmicas.
Esses critérios incluem controle de qualidade, seleção e revisão editorial, alinhamento com as áreas de conhecimento das unidades, institutos, museus e centros especializados da universidade, bem como indicadores e processos de avaliação que assegurem seu caráter científico. A aplicação desses critérios tem como foco principal garantir a qualidade e a certificação USP de livros e coleções com caráter científico e acadêmico.
O Portal de Livros Abertos da USP é o mesmo utilizado e desenvolvido pelas Universidades de Stanford, nos Estados Unidos, e Simon Fraser, no Canadá, e atualmente está sob a gestão da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD).