Comissão da Câmara dos Deputados vai discutir problema de quedas de energia em Goiás

27 novembro 2023 às 19h45

COMPARTILHAR
Com o tema “Quedas e oscilações de energia elétrica no Estado de Goiás”, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados irá debater o assunto no plenário 8 do anexo II, no próximo dia 30. A reunião foi provocada pelo deputado federal José Nelto (PP), que cobra melhoria do serviço pela concessionária Equatorial.
“Os problemas recorrentes que afetam a rotina de cidadãos e empresas seguem inalterados, diante da má qualidade do serviço”, classifica Nelto. Dentre os apagões, o parlamentar recorda as sucessivas quedas de eletricidade registradas em 25 de agosto.
O Jornal Opção procurou a Equatorial, que informou estar “aberta ao diálogo com as autoridades e entidades para prestar todas as informações necessárias, assim como fará na audiência proposta pelo deputado federal José Nelto”.
Para se ter ideia, essa crise energética no Estado foi intensamente discutida na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Onde o deputado estadual Gugu Nader (Agir) propôs a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Para evitar o desgaste, a Equatorial apresentou um plano emergencial de melhoria.
No fim de outubro, durante uma audiência pública, o presidente da Equatorial, Lener Jayme, apresentou aos deputados um planejamento detalhado de obras e prometeu solucionar parte dos problemas de interrupções até dezembro de 2024.
“Daí nós vamos investigar se realmente melhorou, diminuiu as quedas de energia”, frisou Nader. Ele citou que a companhia ganhou 90 dias para investir na manutenção da rede. Assim, o prazo foi estendido até 31 de janeiro de 2024, mas com a condição de que sejam apresentados relatórios quinzenais de melhoria da prestação de serviços.
Embora tenha essa atuação do Poder Legislativo estadual, Nelto acredita que seja necessária a intervenção da União. “O Poder Executivo federal precisa tomar providências definitivas para garantir a rápida melhoria dos serviços”, defende.
Participações
Para o encontro foram convidados o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira; o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval de Araújo Feitosa Neto; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel; o presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás (Acieg), Rubens José Fileti.
Até o momento, os únicos confirmados são o diretor-presidente da Equatorial Goiás, Lener Silva Jayme; e o superintendente do Procon-Goiás, Levy Rafael Alves.
Nota da Equatorial, na íntegra
A Equatorial Goiás, prezando pelo seu valor transparência, reitera que segue aberta ao diálogo com as autoridades e entidades para prestar todas as informações necessárias, assim como fará na audiência proposta pelo deputado federal José Nelto.
A Equatorial Goiás reitera o compromisso com o consumidor de manter o trabalho dia e noite e os investimentos necessários para que a melhoria no fornecimento de energia seja gradativamente percebida pelos consumidores.
Assessoria de Imprensa Equatorial Goiás
Leia também: Na Alego, Equatorial culpa sucateamento por queda de energia no Estado
Audiência com Equatorial para discutir quedas de energia em Goiás é confirmada para 31 de outubro, revela deputado