O governo vai anunciar nesta semana o reajuste dos benefícios do INSS e afetará principalmente pensionistas e aposentados que recebem até um salário mínimo. Isso acontece pois essas pessoas terão apenas a reposição da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mas para eles não haverá aumento real do benefício.

Essa praxe não é novidade, ela vem sendo adotada nos últimos anos. Ainda assim, para os demais aposentados e pensionistas, a boa notícia é que já é possível conferir a data em que receberão esse pagamento ao longo do ano de 2024.

Crédito: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

O calendário leva em conta o número final do cartão do beneficiário, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Recebem primeiro os beneficiados de dígito final 1. O pagamento de 2023, daqueles que ficaram para o mês de dezembro, deve ocorrer entre os dias 21 de dezembro e 8 de janeiro. Enquanto o pagamento referente a janeiro de 2024 está previsto para acontecer entre o dia 25 de janeiro e 7 de fevereiro.

A consulta pode ser feita através do telefone, na Central 135, no site Meu INSS, ou no aplicativo de celular. Por ligação, é padrão que seja confirmado o número do CPF e outras informações cadastrais, para evitar possíveis tentativas de fraude. O atendimento por telefone está disponível de segunda-feira a sábado, das 7hrs às 22hrs.

Leia também:

“Rei do Cripto” é preso pela Polícia Federal

Estado civil impacta na saúde financeira e solteiros são os mais endividados

Diretores falam em ‘boicotes’ dentro da administração da Unimed Goiânia