Estudantes de todo o Brasil que estão em busca de uma oportunidade de estudo em uma instituição pública de ensino superior devem ficar atentos às mudanças no ponto de corte para ampla concorrência nas vagas dos cursos mais disputados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 2023/1 que entrou hoje no 6º dia de cotações.

Previsto para encerrar na próxima sexta-feira, 24, às 23h59min, o edital vigente selecionará estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos. Os selecionados serão definidos por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

Segundo informações do Ministério da Educação (MEC) a edição de 2023 do programa ofertará mais de 226 mil vagas disponibilizadas em 128 instituições públicas de ensino superior participantes em 6.402 cursos, sendo 63 universidades federais.

O Jornal Opção fez um levantamento com base nos dados divulgados pelo Sisu para comparar os cinco principais cursos melhores ranqueados em Universidades Federais brasileiras com a pontuação mínima para entrada na Universidade Federal de Goiás  e também as cinco graduações mais disputadas nos institutos federais goianos.

Confira a seguir os cursos com maior nota de corte no sistema eletrônico gerido pelo MEC que oferta vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país, sendo a grande maioria por instituições federais (universidades e institutos).

Concorrência

Entre os cursos mais procurados na ampla concorrência neste 6º dia estão Medicina, na Universidade Federal do Amapá (Unifap) com 918,34; Engenharia de Computação, no Instituto Federal do Ceará (IFCE) com 891,56; Direito na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com 874,35; Ciência da Computação também no IFCE com 871,87; e Odontologia  na UFAM) com 869,81.

Os mesmos cursos que formam o top cinco dos mais procurados no país neste momento na Universidade Federal de Goiás estão com as seguintes notas de corte: Medicina (795,55 em Goiânia e 785,72 em Jataí); Engenharia de Computação (732,09), Direito (765,43), Ciência da Computação (763,52) e Odontologia (742,96).

Já os cinco primeiros cursos melhores pontuados nas unidades regionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás estão Engenharia Civil com 698,06 (Aparecida de Goiânia), 696,20 (Goiânia); Análise e Desenvolvimento de Sistemas com 695,78 (Formosa); Ciência da Computação com 689,28 (Anápolis) e Engenharia Civil com 687,04 (Jataí).

Podem se inscrever no Sisu até a próxima sexta-feira, no Portal Único de Acesso do Governo fazendo o seu login de acesso, todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição mais recente antes do processo seletivo do Sisu e quem obteve nota na prova de redação maior do que zero e não se declarou treineiro ao se inscrever no Enem.

Confira o cronograma do Sisu

Inscrições: 16 a 24 de fevereiro

Resultado: 28 de fevereiro

Matrículas: 02 a 08 de março

Manifestação da Lista de Espera: 28 de fevereiro a 08 de março