O estudante Igor Kleyverson da Silva, de 23 anos, que inicialmente comemorou a conquista da nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, agora se depara com uma situação complicada sobre seu desempenho na prova. Na Página do Participante do Inep, a nota dele apareceu como 680 e levantou, por isso, a suspeita de fraude.

De acordo com o jornal Diário de Pernambuco, Igor, morador de Escada, na Zona da Mata, e  ex-aluno do curso preparatório Fábrica Concurso, celebrou, nas redes sociais, o então alto desempenho no exame, recebendo homenagem da instituição de ensino. Mas, tudo mudou quando a comemoração se tornou um problema.

Em um vídeo no Instagram, o candidato alegou possíveis motivos para a discrepância e sugeriu ação de um hacker ou erro no sistema do Inep. “Acordei com a notícia da minha irmã dizendo que eu estava sendo investigado por fraude. Quando fui entrar [na Página do Participante], as minhas notas estavam todas abaixo daquilo que eu tinha postado. Mas eu fiz vídeo, foto e não tinha com o que me preocupar. A gente desconfia que pode ter sido algum erro do Inep ou algum ataque”, apontou.

Para se resguardar, o estudante afirmou que contratou um advogado, que fez uma requisição para o Inep.

Além disso, o diretor do curso preparatório, Gabriel Veras, acusou Igor de fraude após a suposta alteração das notas. “Por se tratar de um município pequeno, começaram com um burburinho da existência de um vídeo da página do candidato do Inep, fazendo uma ‘edição in loco’, inspecionando a aba e adulterando o resultado oficial. Esse vídeo circulou em grupos de whatsapp e chegou ao meu conhecimento”, contou o empresário ao Diário de Pernambuco.

Depois do ocorrido, a instituição divulgou um comunicado sobre a questão. “O Fábrica Concursos, por meio do seu departamento jurídico, está aguardando as apurações dos fatos que aconteceram nas últimas 24h, envolvendo um ex-aluno. Ao serem apurados todos os fatos, e sendo provado qualquer fato contrário fora da lei, tomaremos as medidas cabíveis. Ressaltamos que tivemos um resultado excelente nas redações, com + de 45 notas acima de 800 pontos, número recorde na nossa região. Qualquer retratação será feita mediante ordem superior, sempre agindo de forma correta, dentro da lei, com toda credibilidade e seriedade que prezamos”, informou.

O Inep, por meio de nota, declarou que “a base de dados com os resultados das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 é a mesma desde a publicação no ambiente de administrador da Página de Participante, que ocorreu em 15 de janeiro de 2024 para a divulgação realizada no dia seguinte”.

Leia também: Norte e Nordeste concentram metade das notas 1 mil na redação do Enem
Lula sanciona lei que cria poupança para estudantes do ensino médio