Começa na próxima quarta-feira, 17, às 15h30, o aguardado Campeonato Goiano de 2024, com cinco jogos emocionantes. A 81ª edição desta competição conta com a participação de 12 equipes, incluindo as novidades Goiatuba e Jataiense, campeão e vice, respectivamente, da Divisão de Acesso em 2023.

Os outros clubes confirmados são: Anápolis, Aparecidense, Atlético, Crac, Goianésia, Goiânia, Goiás, Iporá, Morrinhos e Vila Nova.

Na fase inicial, todas as equipes se enfrentarão em turno único, determinando a classificação por pontos corridos. Os oito melhores seguirão para as quartas de final, enquanto os dois últimos serão rebaixados para a Divisão de Acesso. Devido ao formato de turno único, as equipes terão distribuição diferente de jogos em casa e fora. Os seis primeiros colocados em 2023 farão seis partidas como mandantes e cinco como visitantes, enquanto os demais realizarão o oposto.

A abertura do torneio será marcada pelo confronto entre Goianésia Futebol Clube e Anápolis Futebol Clube, no Estádio Waldeir José de Oliveira, em Goianésia, às 15h30. Os outros quatro jogos terão início às 20h30.

O Vila Nova, que não conquista um Goianão há 19 anos, enfrentará o estreante Goiatuba em casa, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, visando o tão almejado troféu. Para um clube de grande porte como o Vila Nova, o título é a única possibilidade, especialmente após a frustração do não acesso no ano anterior.

Morrinhos receberá o Atlético Goiano no Estádio João Vilela, casa do Tricolor dos Pomares. O Morrinhos Futebol Clube, que retornou à primeira divisão estadual em 2022 após uma década ausente, oficializou seu hino em 2023.

A próxima partida será entre Aparecidense e Iporá. O Camaleão enfrentará o Lobo-Guará no Estádio Anibal Batista de Toledo. O último jogo da quarta-feira será entre a Associação Esportiva Jataiense, equipe que conquistou o acesso em 2023, e o Crac de Catalão. O confronto acontecerá no Estádio Arapucão, onde a Raposa do Sudoeste buscará armar a arapuca para seu adversário.

Na última partida da primeira rodada, o Goiás enfrentará o Goiânia Esporte Clube no Estádio Hailé Pinheiro, às 20h30 da quinta-feira. O Verdão, que não levanta o caneco há quatro anos, precisa oferecer uma resposta positiva aos seus torcedores, especialmente após a infeliz declaração de Edminho Pinheiro em janeiro de 2023, quando afirmou que o “Goianão não tem importância para o clube”. O Goiás tem uma dívida a saldar com sua torcida.

Leia também:

Pelo segundo ano consecutivo, TBC transmite os jogos do Goianão

Dorival Júnior será o novo treinador da seleção brasileira