Novas CEIs prometem movimentar retorno do recesso parlamentar na Câmara

23 janeiro 2024 às 11h49

COMPARTILHAR
As atividades da Câmara Municipal de Goiânia só voltam no dia 6 de fevereiro, após o período do recesso parlamentar. Enquanto isso, alguns vereadores já estão em campanha, e se movimentam para o novo ano no Legislativo goianiense. Eles informam que podem formar novas Comissões Especiais de Inquérito (CEI) ainda neste semestre.
Conforme o Jornal Opção noticiou na semana passada, membros do bloco Vanguarda buscam abrir uma CEI para investigar os investimentos na área da Saúde. Segundo o líder do grupo, Igor Franco (Solidariedade), o plano seria analisar os processos de reforma e construção das unidades da saúde. Além de questionar serviços que estão sendo prestados.
“Goiânia recebe vultosas quantias de recursos financeiros para aplicação exclusiva na saúde da capital”, diz trecho do requerimento para instalação da CEI da Saúde. “E não vem prestando seus serviços com a devida excelência que a população goianiense e o município merecem. (…) Dessa forma, a criação da CEI é iminente e inevitável”, afirma.
De acordo com o líder do Vanguarda, ainda será feita uma verificação nos recursos que a capital destinou nos últimos 90 dias para a saúde municipal. Ele também garantiu que documento solicitando as investigações deverão ser apresentados no início de fevereiro. Além da CEI, o grupo ainda está redigindo um pedido de impeachment contra o prefeito.
CEI do mercado imobiliário
Ao mesmo tempo, além da CEI da Saúde, existe a possibilidade da Casa realizar uma investigação no mercado imobiliário da capital. Principalmente após a evacuação de dois prédios no setor Marista devido ao desmoronamento em uma obra vizinha. Idealizada por Kleybe Morais (MDB), o objetivo é averiguar qualquer possível irregularidade no setor.
Segundo o vereador e presidente Comissão de Meio Ambiente (CMA), a iniciativa recebeu apoio dos colegas de Casa. Ele também acredita que conseguirá mais do que a quantidade mínima de assinaturas para instaurar uma investigação. Além de afirmar que nenhum parlamentar estaria articulando contra a CEI do mercado imobiliário.
Outras possíveis investigações
Além das áreas já citadas anteriormente, ainda há chance dos vereadores buscarem outras investigações. Em conversa com interlocutores da Casa, eles citaram a possibilidade das obras do ônibus de trânsito rápido (BRT, sigla em inglês), atualmente paralisadas, serem averiguadas. Fora questões envolvendo o programa Cidade Inteligente e a Secretaria Municipal de Administração (Semad).
No ano passado, o vereador Léo José (sem partido) até anunciou em plenário que buscaria abrir uma investigação para analisar as obras do BRT. Entretanto, nenhum requerimento foi apresentado e posteriormente ele foi cassado temporariamente. Novamente com um mandato, pessoas próximas a ele indicam que não pretende seguir em frente com a ideia.
Leia também:
Vereadores articulam abertura de CEI para investigar investimentos na Saúde
Secretariado de Cruz quer chegar em peso para as próximas eleições municipais