Prefeito apresenta Centraliza para comerciantes de Goiânia

31 janeiro 2024 às 13h18

COMPARTILHAR
O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) apresentou nesta quarta-feira, 31, os detalhes do Programa Centraliza aos comerciantes do centro de Goiânia. Os planos foram apresentados durante um café da manhã promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas-GO).
Segundo o prefeito, o Programa Centraliza não se trata apenas de uma revitalização, mas de uma requalificação abrangente para toda a região. Também está prevista melhorias de segurança em 333 escolas da região. Fora a instalação de fibra ótica, totens inteligentes em pontos turísticos e outros investimentos que podem gerar cerca de 2.744 empregos.

“O Centraliza é uma requalificação que envolve todo o centro da Capital”, afirmou Cruz, durante o evento. “Fizemos uma demarcação importante, ampliando a área beneficiada pelo novo Código Tributário e outras leis enviadas para Câmara e já votadas para incentivar que os comerciantes e os moradores do Centro tenham a vida que sempre desejaram ter”, acrescentou.
Cruz ainda destaca que a iniciativa é um programa de governo, longe de projetos pontuais de revitalização que já estão no Paço Municipal.
PPPs
Para colocar o Programa Centraliza adiante, secretário municipal de Finanças (Sefin), Vinícius Henrique Alves, pontuou a importância das Parceria Público-Privadas (PPPs). Principalmente na área da segurança e iluminação pública, além de infraestrutura de telecomunicações e até energia fotovoltaica. Fora a viabilidade econômica da iniciativa.
Segundo Alves, as parcerias com o setor privado podem economizar mais de R$ 3 milhões mensais para os cofres públicos.

Diálogo
Ao mesmo tempo, o presidente do Sindilojas, Cristiano Caixeta, esteve presente na reunião e pediu esforços do Executivo e Legislativo goianiense para o comércio local.
“O nosso objetivo é realmente abraçar o Centro, abraçar o comércio, abraçar a sociedade para que a gente possa realmente alavancar o comércio de novo no centro de Goiânia. E a gente precisa dos nossos poderes Executivo e Legislativo juntos para que possamos fazer isso”, disse o sindicalista.
Já o presidente da Associação Comercial e Industrial do Centro (Acic), Antônio Alves Ferreira Filho, elogiou a iniciativa. “É um bom projeto, nós acompanhamos antes dele ser lançado. Teve uma construção sólida. Então, nós apoiamos esse projeto e vamos agora à Câmara dos Vereadores cobrar agilidade nas votações”, contou.