Empresas da Turquia e da Alemanha anunciam investimentos militares na Ucrânia

01 outubro 2023 às 15h55

COMPARTILHAR
Após o sucesso do drone Bayraktar TB2 na guerra entre Ucrânia e Rússia, a fabricante Baykar anunciou neste sábado, 30, que investirá US$ 100 milhões em solo ucraniano. Os recursos serão destinados para a construção de estruturas diversas, incluindo uma fábrica. Por outro lado, a empresa alemã Rheinmetall também deve iniciar as operações no país.
Segundo Haluk Bayraktar, CEO da empresa, o dinheiro será destinado para três projetos: uma fábrica, um centro de serviços e uma sede. “A cooperação está em andamento, nós já começamos a construção dos três locais e a expectativa é finalizar em um 1 ano e meio. Planejamos empregar pelo menos 300 pessoas aqui”, explica.
Já o CEO da Rheinmetall, Armin Papperger considera que é importante a Ucrânia ter capacidade de produzir blindados. “Os ucranianos não podem estar sempre à espera dos americanos e dos europeus para ajudá-los nas próximas décadas”, conta, em entrevista para a CNN americana. A expectativa é produzir pelo menos 400 veículos por ano no país.
Ao todo, o investimento será de € 200 milhões e a empresa alemã utilizará defesas anti-aéreas próprias, caso a Rússia tente atacar a futura fábrica com mísseis.