Adolescente terá nome de três mães na certidão de nascimento em Jataí

30 junho 2023 às 09h02

COMPARTILHAR
Uma audiência de conciliação realizada na comarca de Jataí resultou na autorização para que uma adolescente de 17 anos tenha o nome de três mães em sua certidão de nascimento, reconhecendo a maternidade socioafetiva, guarda e alimentos.
Agora, o documento registra o nome da mãe biológica, que faleceu quando a menina tinha 4 anos; daquela que cuidou dela até os 12 anos; e da companheira desta última, que atualmente auxilia na criação da adolescente. Essa decisão, homologada pelo Poder Judiciário, ocorre em junho, mês em que se celebra o Orgulho LGBTQIA+.
A adolescente perdeu a mãe aos quatro anos e passou a ficar sob os cuidados do pai, que residia em Jataí. Em determinado momento, a menina ficou doente e, sem saber o que fazer, o pai pediu que a família de um amigo cuidasse dela por um ou dois dias. Essa prática se repetiu várias vezes e, ao longo de oito anos, a menina passou a viver com a família do amigo, estabelecendo um forte vínculo afetivo, principalmente com a irmã desse amigo.
No entanto, ao completar 12 anos, a adolescente mudou-se com o pai para outro estado, onde permaneceu por quatro anos até se desentender com ele. Esse desentendimento resultou em seu retorno a Jataí em 2022. Na cidade, ela voltou a morar com a irmã do amigo de seu pai.
Desde então, essa mulher tem sido responsável por prover todo o suporte financeiro, educacional e afetivo para a adolescente, juntamente com sua companheira. Em decorrência disso, a mãe socioafetiva ingressou com uma ação para o reconhecimento da maternidade socioafetiva, guarda e alimentos.
O pai da adolescente reconheceu a maternidade socioafetiva e concordou em pagar meio salário mínimo para auxiliar nas despesas da jovem, que já está matriculada em uma escola da cidade. Por enquanto, as mães dispensaram a contribuição financeira dele para despesas extraordinárias.