Morre João Donato, mestre do piano da MPB, aos 88 anos

17 julho 2023 às 10h24

COMPARTILHAR
O cantor João Donato morreu aos 88 anos, nesta segunda-feira, 17, no Rio de Janeiro em decorrência de uma série de problemas de saúde. A informação foi confirmada por meio de um comunicado oficial. O velório será nesta terça-feira, 18, no Theatro Municipal, em horário a confirmar. O corpo será cremado na sequência no Memorial do Carmo.
“Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi para lá tocar suas lindas melodias. Agora, sua alegria e seus acordes permanecem eternos por todo o universo”, informou a equipe do músico, por meio do Instagram.
O artista enfrentava problemas de saúde. Recentemente, tratou infecção nos pulmões. Há um mês, cancelou participação em show em Los Angeles com Joyce Moreno.
Segundo o filho, Donatinho, o compositor estava internado por duas semanas. No dia 30 de junho, Donatinho publicou no Instagram que o pai teve alta do hospital e veio mimá-lo, cozinhando seu prato preferido, o Spagabola (também conhecido como Spaguetti a Bolognesa).
Parcerias
João Donato atuou com artistas como Astrud Gilberto, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Eumir Deodato, Stan Kenton, Nelson Riddle, Herbie Mann e Wes Montgomery. Suas músicas “Amazonas”, na gravação de Chris Montez, e “A rã” e “Caranguejo”, ambas gravadas por Sérgio Mendes, fizeram muito sucesso. Como arranjador, destacam-se entre seus trabalhos os CDs “O homem de Aquarius”, de Tom Jobim, e “Minha saudade”, de Lisa Ono, além de discos de Fagner, Gal Costa e Martinho da Vila.