Mesmo diagnosticado com inflamação nas cordas vocais e leucoplasia na laringe, a agenda do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27), no Egito na próxima semana, inclui um pronunciamento oficial, evento com governadores da Amazônia e encontros com membros da sociedade civil.

O atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), não participará do evento. Haverá representantes da Câmara e do Senado, incluindo o presidente da Casa Alta, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Lula vai na segunda-feira, 14, e volta no sábado, 19. O petista participará da conferência na quarta-feira, 16, e na quinta-feira, 17. Na sexta-feira, 18, o próximo chefe do Executivo federal segue para Portugal, à convite do presidente Marcelo Rabelo Sousa, onde tem encontro com autoridades portuguesas. No fim da semana, ele retorna para o Brasil. A mulher do presidente eleito, a socióloga Rosângela da Silva, conhecida como Janja, o acompanha na viagem.

Apesar da ausência de Bolsonaro, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, tem presença confirmada na COP27 e chefiará a delegação brasileira. Ele chega ao Egito em 15 de novembro, mas já participou de painéis interativos do evento por videoconferência.

Lula vai ao Egito participar da COP27 a bordo de um avião de José Seripieri Junior, empresário ex-dono da Qualicorp e dono da QSaúde.