Asteroide perdido atingirá a Terra em 2024? Veja o que diz a NASA

10 janeiro 2024 às 09h20

COMPARTILHAR
A NASA dissipou as preocupações relacionadas a um asteroide desaparecido, com um peso estimado de 54 milhões de toneladas, que poderia representar uma possível ameaça de colisão com a Terra ainda este ano, causando devastação em extensas áreas do planeta.
A agência espacial emitiu uma declaração em resposta a uma reportagem do GB News, um veículo especializado, que alegava que o asteroide FT3 apresentava uma pequena probabilidade de atingir a Terra em 2024.
Os cientistas perderam o rastro desse asteroide de 984 pés desde sua descoberta inicial em 2007, classificando-o como um “asteroide perdido”. Na época, o GB News relatou que as chances de o asteroide colidir com a Terra eram de aproximadamente 1 em 10 milhões até 3 de março de 2030, ou 1 em 11,5 milhões até 5 de outubro de 2024.
A NASA reforçou que não existem ameaças conhecidas de impacto de asteroides à Terra em nenhum momento no próximo século. A agência e seus parceiros dedicam-se diligentemente à observação do céu para localizar, rastrear e classificar asteroides e objetos próximos da Terra (NEOs), incluindo aqueles que se aproximam perigosamente do nosso planeta.
Apesar de terem perdido a rastreabilidade do asteroide, os cientistas conseguiram coletar informações sobre o mesmo antes desse ocorrido. O asteroide foi incluído na Tabela de Risco de Sentinela da NASA, que cataloga objetos que apresentam potencial impacto com a Terra.
Leia também: