COMPARTILHAR

Nesta terça-feira, 30, um astronauta civil chinês será enviado ao espaço pela primeira vez. Isso faz parte de uma missão na estação Tiangong. O lançamento da espaçonave tripulada Shenzhou-16 foi programado para às 09h31 (horário de Beijing), decolando do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste do país, anunciou a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês). Três astronautas – Jing Haipeng, Zhu Yangzhu e Gui Haichao – serão responsáveis pela missão.

A China tem desenvolvido uma nova geração de foguetes espaciais e tem seu próprio programa Lunar que bate de frente com o Artemis da NASA. O projeto se chama Estação Internacional de Pesquisa Lunar (ILRS) em parceria com a Rússia. A base será estabelecida no polo sul da Lua. O projeto consiste em três fases: reconhecimento, construção e utilização. A primeira delas já começou em 2019 com a missão robótica Chang 4 da China. A previsão é que a base esteja pronta para receber missões até 2036.

Um vídeo divulgado pela China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC) em dezembro do ano passado mostra como são as espaçonaves tripuladas e os aterrissadores lunares. O país bateu recordes de lançamentos em 2022 e já finalizou a Estação Espacial Tiangong na órbita baixa terrestre.