Israel publica imagens inéditas dos aviões usados para atacar o Irã; veja

26 outubro 2024 às 15h54

COMPARTILHAR
As forças armadas de Israel publicou as primeiras imagens dos caças F-15 e F-16 utilizados nos ataques ao Irã, realizados na noite da última sexta-feira, 25. Os vídeos e fotos publicados pelo Exército do país judeu mostram as equipes da Força Aérea entrando nos aviões, momentos antes da partida para o Irã. Na madrugada deste sábado, 26, Israel anunciou ter finalizado uma série de ataques aéreos contra o Irã.
Comemorando os ataques “precisos e direcionados”, as Forças de Defesa de Israel (IDF, em inglês) diz que as explosões atingiram alvos militares em diversos pontos do país muçulmano. O objetivo da investida israelense eram fábricas de mísseis utilizados pelo Irã contra o Estado de Israel. O ataque israelense foi uma resposta ao bombardeio de 200 mísseis lançado por Teerã em primeiro de outubro deste ano, o segundo ataque da história dos iranianos contra Israel.
“Nossos aviões retornaram com segurança para casa. O ataque foi realizado em resposta aos ataques do regime iraniano contra o Estado de Israel e seus cidadãos nos últimos meses. A missão de retaliação foi concluída com sucesso”, afirma Israel em comunicado oficial.
Agentes da força aérea de Israel que voavam próximo ao Irã foram avisados que o espaço aéreo do país seria fechado após o ataque. Logo após o anúncio, novas explosões foram ouvidas em Teerã, capital do Irã.
A agência estatal iraniana Tasnin disse que o país se prepara para responder à agressão israelense. Apesar das explosões registradas, o sistema de defesa iraniano afirma que conseguiu combater o ataque de Israel, afirmando ter causado apenas “danos limitados” às bases militares. Ao menos dois soldados iranianos foram mortos.
“Não há dúvida de que Israel enfrentará uma reação proporcional a qualquer ação que tomar”, informaram fontes próximas ao governo iraniano.
Por sua vez, o contra-almirante Daniel Hagari, porta-voz das Forças de Defesa de Israel, disse, em comunicado oficial, que “se o regime do Irã cometer o erro de iniciar uma nova escalada, seremos obrigados a responder”, indicando possível escalada da tensão no Oriente Médio.
Leia também: Israel encerra ataques ao Irã, que promete retaliar
Drone é lançado na direção de casa de Netanyahu, no norte de Israel
Israel divulga vídeo da família de líder do Hamas com bolsa de luxo e ‘túnel VIP’ em Gaza