Javier Milei tomou posse como novo mandatário da Argentina neste domingo, 10, ao lado da vice, Victoria Villarruel. Demonstrando estar emocionado, Milei recebeu a faixa presidencial das mãos do agora ex-presidente da Argentina Alberto Fernández.

Formalmente empossado, Milei deixou o local sem dar declarações, como ocorre tradicionalmente, e discursou para o público presente do lado de fora. Ele disse que não faria discurso no Congresso, num gesto simbólico de mostrar que não se preocupa com os políticos, mas com o povo.

“Hoje iniciamos a reconstrução do nosso país. Os argentinos expressaram vigorosamente uma vontade de mudança que não tem retorno. Não há como voltar atrás, enterramos décadas de fracassos e disputas sem sentido. Começa uma era de paz e prosperidade, de liberdade e progresso. Tal como a queda do Muro de Berlim marcou o fim de um período trágico para o mundo, estas eleições marcaram o ponto de virada na nossa história”, discursou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou o chanceler Mauro Vieira como representante oficial do Brasil na solenidade. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado de Milei, esteve presente à posse, com mais uma comitiva de deputados e assessores. Os governadores do Rio, Cláudio Castro (PL), de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Santa Catarina, Jorginho Melo (PL), também compareceram.