Um homem de 52 anos foi preso em flagrante por maus-tratos, abandono e exploração financeira contra os próprios pais, de 92 e 87 anos, em Goiânia. A idosa, inclusive, afirmou que estava há cinco dias sem comer quando foi resgatada pela Polícia Civil (PC) na última terça-feira, 9.

LEIA TAMBÉM

Estatuto do idoso faz 20 anos: histórias de abandono, preconceito e solidariedade em Goiás

20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa: para especialistas goianos, falta conhecimento e cumprimento da legislação

Devido ao quadro de desnutrição, o casal de idosos que teve de ser alimentado com mingau, precisou ser internado em um hospital de Goiânia. O homem já recebeu alta, porém, a mulher continua em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

A mãe, que é cadeirante, foi encontrada acamada e molhada de urina. Ao ver os policiais, segundo a PC, ela pediu ajuda o tempo todo, suplicando por água, comida e para ser levada ao hospital, enquanto reclamava de dores no corpo. 

A casa onde o casal foi encontrado estava demasiadamente suja, sem alimentação adequada e com restos de alimentos na geladeira, que exalava forte odor de podridão. O autor estava em posse dos cartões dos genitores há mais de um ano, mas não custeava as despesas com alimentação, vestuário, higienização da casa e medicamentos necessários para a sobrevivência dos pais. 

A polícia identificou, inclusive, mais de 10 empréstimos realizados pelo homem em nome das vítimas durante o período. Os documentos foram encontrados no quarto do homem, onde também foi identificado um facão, um punhal, e um porrete de madeira, além de objetos góticos. 

O idoso foi entregue aos cuidados de outro filho. O autor, entretanto, foi autuado por maus tratos e exploração financeira, cujas penas somadas ultrapassam cinco anos de reclusão.