Nos bastidores, comenta-se que o governo federal precisou negociar com o Centrão para conseguir aprovar a reforma tributária. Um pacotão de “emendas Pix” foi liberado nos últimos dias. Só os parlamentares goianos receberam R$ 158, 89 milhões. No entanto, dos oito deputados goianos que votaram a favor da reforma, quatro não receberam emenda.

Delegada Adriana Accorsi (PT), Ismael Alexandrino (PSD), Jeferson Rodrigues (Republicanos), e Marussa Boldrin (MDB) votaram a favor e ficaram sem o dinheiro que é destinado ao Estado ou Prefeituras. Por outro lado, quatro deputados que votaram contra a reforma tributária, receberam “emendas Pix”. São eles: Glaustin da Fokus (PSC), Flávia Morais (PDT), Magda Mofatto (PL) e Professor Alcides (PL).

Por meio das chamadas “emendas Pix”, o governo federal transfere recursos direto para a conta de estados e prefeituras. O dinheiro foi liberado em meio a votações importantes na Câmara dos Deputados, como a da Reforma Tributária.

Esse tipo de emenda individual é direito dos parlamentares, mas, ao contrário das emendas tradicionais, não tem um carimbo do destino. Ou seja, não dá pra saber em qual área será usada. Quem decide a destinação é o prefeito ou governador que receber o dinheiro.

Leia também:

Veja como os deputados de Goiás votaram na reforma tributária

Lula paga R$ 13 milhões para Collor com “emenda Pix”