Em entrevista, Caiado reafirma desejo de disputar presidência da República pelo UB

15 janeiro 2024 às 15h29

COMPARTILHAR
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) parece já ter iniciado sua campanha pela cadeira no Palácio do Planalto. Em entrevista ao portal Brasil 61, Caiado afirmou que se sente preparado para concorrer nas eleições presidenciais de 2026. “Quero me colocar como pré-candidato pelo União Brasil”, revelou.
Reeleito para um segundo mandato como governador de Goiás no primeiro turno de 2022, com 51,81% dos votos, Caiado celebrou seus 40 anos de vida pública. “Ao longo desse período nunca desonrei o voto dos meus eleitores, sempre pratiquei a política com espírito público, determinação e amor pelo que faço”, ressaltou.
Caiado, que se filiou ao partido União Brasil em 2022 após 15 anos no Democratas (partido se fundiu ao PSL, dando origem ao UB), tem ganhado destaque nacional, conforme indicam pesquisas que avaliam seu desempenho à frente do governo estadual. Na mais recente, da Atlas Intel, obteve 72% de aprovação, posicionando-se como o governador mais bem avaliado do país.
Governador mais bem avaliado do Brasil
O cientista político Eduardo Grinn analisa que tais números refletem o bom desempenho de Caiado em seu segundo mandato, atribuindo sucesso a um projeto político consistente.
Para Grinn, se um governo não apresenta boas propostas e desempenho, o segundo mandato pode significar desgaste, mas no caso de Caiado, representa a oportunidade de concretizar ações positivas.
Direita Moderada
Embora muitos o vejam como um político de direita, Caiado é considerado moderado. Apoiador do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, Caiado chegou a ter divergências com ele durante a pandemia referente à condução das ações contra a Covid-19.
No entanto, o governador conseguiu angariar eleitores próprios, indo além dos bolsonaristas, graças a suas medidas em combate à violência e estímulo à indústria em Goiás.
Segurança pública – menina dos olhos do governador
Ronaldo Caiado reconhece que a disputa presidencial será acirrada e destaca a importância do apoio do partido e das coligações para o sucesso em sua empreitada. A segurança pública é um dos pontos centrais de sua gestão, com números expressivos de redução da criminalidade desde 2019, o que, segundo ele, evidencia o sucesso das políticas públicas implementadas em seu governo.
“É lógico que meu nome será colocado e vou lutar fortemente para poder disputar uma eleição, debater os programas e poder dizer não só do ponto de vista teórico, mas mostrar os meus resultados como governador em áreas como saúde, educação e segurança.” Afirmou.
Leia também:
Presidência: Ronaldo Caiado vai mostrar ao país o que fez nas áreas de segurança, educação e social
Caiado candidato à Presidência seria ótima pedida para “endireitar a direita”