A relação entre Gustavo Mendanha (PRD) e Vilmar Marino (MDB), prefeito de Aparecida de Goiânia, tem sido marcada por altos e baixos desde que Mariano assumiu o executivo da cidade. Na última semana, surgiram boatos de que a convivência entre os dois mais uma vez se abalou. A notícia de que Mendanha poderia indicar o vice de Professor Alcides (PL) parece ter acentuado a crise entre os políticos.

Outro fator que pode estar por trás de um suposto mal-estar é o relato de que o deputado estadual Veter Martins (PRD), que foi vice-prefeito de Mendanha de 2016 até 2020 e se posiciona como um dos principais apoiadores da reeleição de Vilmar Mariano, seria o pivô de um novo desgaste.

Na semana passada, o deputado empenhou-se em coordenar a votação da reforma administrativa, que permanece estagnada na câmara há sete meses. Contudo, diante da impossibilidade de obter os 18 votos necessários, recuou e buscou redirecionar o foco para o secretário da Fazenda, Einstein Paniago, e o secretário da Articulação Política, Carlinhos Moreira. Ele sugeriu que os dois poderiam estar envolvidos nas manobras políticas em curso

Procurado pela reportagem, Gustavo Mendanha afirma que continua amigo de Mariano e não comentará boatos. No entanto, ao ser questionado sobre seu apoio à candidatura de Vilmar, Mendanha pondera que será feita uma avaliação em todo o Estado. “Vamos analisar como estará a situação do Vilmar. A nossa relação é boa, agora, para um apoio à candidatura, muita coisa precisa ser analisada”, disse.

Sobre a indicação para vice do PL, Mendanha assegura que não fala com o Professor Alcides há mais de seis meses. “Junto com o governador e Daniel, temos que tomar uma decisão que seja boa para Aparecida. As pesquisas irão nos mostrar qual o melhor caminho. Só não podemos dar o luxo de perder”, ressalta.

Mendanha explica que as eleições em Aparecida não se trata de direita e esquerda, mas de qual candidato tem votos. “As pesquisas quantitativas e qualitativas é que nos darão uma direção. Se de uma reeleição ou outra direção”, reitera. Mendanha informa não acreditar que Veter Martins esteja articulando contra ele e Vilmar. Por fim, Mendanha diz que não está descartado seu apoio à reeleição de Vilmar Mariano.

A reportagem entrou em contato com o deputado Veter Martins, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno. O espaço continua aberto, caso o deputado queira se manifestar.

Leia também:

Professor Alcides: “O meu compromisso não era com o prefeito, mas com a população”

Veter Martins: “Sem dúvidas, Vilmar Mariano ganhará as eleições no primeiro turno”