Após queda, Lula faz exames e retorna ao Planalto nesta sexta-feira, 25

25 outubro 2024 às 09h21

COMPARTILHAR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retorna nesta sexta-feira, 25, ao Palácio do Planalto para assinar o acordo de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), ocorrido em 2015. A tragédia, que deixou 19 mortos e poluiu áreas do Rio Doce, é considerada um dos maiores desastres ambientais do Brasil.
O acordo firmado prevê a destinação de R$ 167 bilhões para reparação dos danos ambientais e sociais, sendo R$ 130 bilhões em novos investimentos para a recuperação das áreas afetadas em Minas Gerais e no Espírito Santo.
A decisão de antecipar o retorno à sede do governo ocorre apenas seis dias após Lula sofrer uma queda em casa, que lhe causou um traumatismo craniano e um pequeno sangramento no cérebro.
Embora sua agenda oficial tenha sido retomada, o presidente passará por uma bateria de exames no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, antes de comparecer à cerimônia no Planalto, prevista para às 10h. De acordo com a equipe médica, Lula deve evitar viagens e compromissos de grande desgaste físico neste fim de semana, o que também o impedirá de votar no segundo turno das eleições municipais.
Leia também:
Em discurso no Brics, Lula critica guerras e pede taxação de ‘super-ricos’
Lula e Dilma defendem moeda comum para transações entre países do Brics