O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, anunciou nesta sexta-feira, 1º, que Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, é o pré-candidato tucano a presidente em 2026. Em entrevista para a CNN Brasil, o novo presidente nacional do partido destacou que o governante gaúcho possui apoio de lideranças tucanas diversas para a campanha.

“O governador Eduardo Leite, de alguma maneira, conseguiu galvanizar a convergência de todas as lideranças tucanas”, disse o ex-governador de Goiás. “ Independente de um atrito aqui ou acolá, do ponto de vista da candidatura presidencial, ele é hoje a convergência de todos nós”, acrescentou.

A decisão de apoiar Leite veio após o próprio governador do RS ser retirado da presidência do PSDB por conta de uma medida judicial.  A questão anulou todos atos posteriores após a renovação do mandato de Bruno Araújo à frente da legenda. Por isso, uma nova eleição foi realizada.

Apesar da situação, o governante gaúcho indicou que seguirá com Perillo na nova gestão.

Leite também foi pré-candidato do PSDB nas eleições presidenciais de 2022, mas perdeu as prévias para João Dória. O ex-governador de São Paulo posteriormente desistiu da candidatura e o partido apoiou Simone Tebet (MDB) na corrida presidencial.

Leia também: