PL protocola pedido de cassação de Janones por rachadinha

29 novembro 2023 às 07h08

COMPARTILHAR
Maior bancada na Câmara dos Deputados, com 96 representantes, o Partido Liberal (PL) protocolou na mesa diretora da Casa uma solicitação de cassação do mandato de André Janones (Avante-MG). A medida foi tomada após a divulgação de gravações em que o parlamentar solicitava uma parcela do salário de seus assessores para custear despesas pessoais e angariar recursos para futuras campanhas eleitorais.
O pedido de cassação de Janones, apresentado nesta terça-feira, 28, será encaminhado pela presidência da Câmara ao Conselho de Ética, que ficará responsável por analisá-lo. O presidente do conselho, Lomanto Junior (UB-BA), declarou: “Aguardarei a chegada da representação no conselho e seguirei o procedimento legal”.
Lomanto designará um relator, o qual terá a prerrogativa de emitir parecer favorável à abertura do processo ou ao seu arquivamento. A última deputada cassada pelo Conselho de Ética foi Flordelis, em 2021, devido à sua implicação no homicídio do marido. No decorrer deste ano, Deltan Dallagnol também perdeu o mandato, mas por decisão do Tribunal Superior Eleitoral.
Entenda
Durante a conversa com os servidores em 2019, no início do primeiro mandato de Janones na Câmara, o deputado sugeriu a criação de uma “vaquinha” para auxiliar no financiamento das despesas da campanha de 2020. Embora tenha sido cogitado como possível candidato à prefeitura de Belo Horizonte, Janones acabou por não concorrer na eleição daquele ano.
“No áudio, Janones orienta: ‘Eu pensei em fazermos uma vaquinha entre nós, decidindo se será 50, 100, 200 reais, proporcional ao salário. Isso será deliberado entre nós. Se cada um depositar 200 reais na minha conta, teremos aproximadamente 200 mil para utilizar nessa campanha'”, revela a gravação. Na mesma reunião, o deputado solicitou uma parte dos salários dos assessores para “reconstruir” o patrimônio que havia perdido ao disputar a Prefeitura de Ituiutaba em 2016.
Leia também: