Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), oito estados estão sob “alerta amarelo”, com “perigo potencial” de tempestades devido a passagem de um ciclone extratopical. Os estados são: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Roraima e Sergipe.

A formação de um ciclone extratropical está associada a uma frente fria que deve avançar para o Sul do país, em áreas também do Sudeste e Centro-Oeste. Nessas áreas, existe a tendência de queda de 10°C a 12°C.

Enquanto esses estado tem previsão de chuvas, em Goiás o clima continua seco de acordo com André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). “As manhas começam com 17º e a tarde a máxima chega até 35º e a humidade abaixo de 20%”, comenta o gerente ao alerta sobre esse período e os cuidados com a saúde. “Esse período é mais crítico devido a humidade relativa do ar e depois devido a amplitude térmica, então às manhãs mais frias e às tardes muitos quentes. Em poucas horas você proporciona que seu corpo sintam várias situações”.

O período seco provoca riscos à saúde, como: ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados, como beber bastante líquido; evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; usar hidratante para pele e umidificar o ambiente. Para mais informações é só acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros, no número 193.