Após aumento de casos de Covid, município goiano cancela Carnaval

02 fevereiro 2024 às 10h23

COMPARTILHAR
Após aumento de casos de Covid-19, o município de Itaputanga, noroeste de Goiás, resolveu cancelar as festividades de Carnaval. Em nota, a gestão municipal justificou que a medida foi tomada após orientações da Secretaria Municipal de Saúde (confira a nota ao final). A programação estava prevista para acontecer entre os dias 9 e 11 de fevereiro.
Apesar disso, a prefeitura não divulgou o número de casos da doença na cidade. Porém, foram aplicadas 24.755 doses da vacina contra a doença como primeira dose e 22.571 doses como segunda dose ou dose única. Atualmente, a incidência de Covid-19 é de 60 casos para cada 100 mil habitantes no Estado de Goiás.
Goiás registrou 4.211 casos de Covid-19 somente em 2024. Na terceira semana do ano, houve um pico de novos casos, totalizando 1.635 registros, resultando em um aumento significativo no número de doentes. No entanto, observou-se uma nova queda na semana seguinte. A situação da Covid-19 no estado continua sendo monitorada de perto.
Nota da Prefeitura de Itapuranga
A Prefeitura Municipal de Itapuranga vem a público informar que, devido ao súbito aumento de casos da COVID-19 em nosso município, está cancelada a programação do Carnaval Itapuranga 2024, que aconteceria em nossa cidade dos dias 9 a 11 de fevereiro. A medida foi tomada em total alinhamento com as orientações emitidas pela Secretaria Municipal de Saúde, e após reunião com as autoridades competentes do município, que aconteceu nessa quinta-feira (01/02), na sede da Prefeitura.
A decisão respeita as recomendações técnicas realizadas pela equipe da Secretaria de Saúde sobre a nova onda de contaminação que chegou a nossa cidade, visando respeitar os protocolos sanitários e prezando pela segurança, bem-estar e saúde da sociedade. Pedimos a população itapuranguense que mantenham a vigilância e adotem medidas preventivas para reduzir a propagação do vírus, colaborando coletivamente nessa missão. Previna-se!
Ressaltamos ainda que, com a melhora da situação epidêmica de Itapuranga, em breve estaremos juntos novamente para confraternizar com satisfação e alegria outros eventos tradicionalíssimos de nossa cidade, como o Domingo Cultural, a Festa do Povo e outros tantos.
Contamos com a compreensão de todos e nos colocamos à disposição da comunidade para qualquer tipo de esclarecimento!
Vacinação da Covid-19
A partir de janeiro de 2024, o imunizante começou a ser destinado a crianças, por meio do Calendário Nacional de Vacinação Infantil, e grupos prioritários. A mudança foi anunciada pelo Ministério da Saúde (MS) em outubro e entrou em vigor na virada do ano. A vacina pode ser encontrada nas mais de 900 salas de vacinação do estado.
A vacinação contra a Covid-19 é ofertada a toda população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Maiores de 18 anos que já tomaram ao menos duas doses da vacina devem receber uma dose de reforço da bivalente. E ainda aqueles que não completaram o ciclo vacinal podem atualizar a caderneta nas unidades de saúde. Atualmente, a cobertura vacinal para a imunizante bivalente em Goiás está em 12%.