Brasil é o país com maior número de casos de câncer de pênis, segundo Ministério da Saúde

05 julho 2024 às 11h02

COMPARTILHAR
O Brasil enfrenta um cenário preocupante em relação ao câncer de pênis, posicionando-se como o país com maior incidência global da doença. Apesar de ser uma doença considerada rara, o tumor representa 2% de todos os casos de câncer entre os homens brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. Especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
As causas do câncer de pênis estão fortemente associadas ao HPV e à falta de higiene adequada, com incidência em homens acima dos 50 anos. Ainda são fatores de risco à ausência de circuncisão, obesidade e tabagismo. Em geral, a doença afeta predominantemente pessoas de baixa renda, o que reflete a pouca quantidade de quantidade de investimentos e pesquisa na área específica.
Os primeiros sintomas incluem lesões persistentes que não cicatrizam, mesmo com após semanas, sangramento e secreções com odor forte. Devido à natureza íntima da doença, vários homens possuem a tendência de adiar o tratamento por vergonha. Esse tabu pode resultar em complicações severas e até mesmo a amputação parcial ou total do órgão.
Por isso, o diagnóstico precoce é crucial para aumentar as chances de cura, com opções de tratamento variando de cirurgia a radioterapia, dependendo do estágio da doença. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, se descoberta em estágio inicial, a doença tem alta chance de cura.
Em 2020, o Brasil registrou 463 óbitos devido ao câncer de pênis, ressaltando a importância da conscientização e acesso a cuidados médicos especializados para combater essa enfermidade devastadora.
Segundo um relatório do periódico CA: A Cancer Journal for Clinicians, uma pesquisa realizada pela Sociedade Americana de Câncer aponta que os casos de câncer devem crescer com o envelhecimento da população. Até 2025, a doença deve aumentar em 77%.
Leia também:
Anvisa suspende venda e uso de produtos com fenol; especialista critica proibição