Diretores falam em ‘boicotes’ dentro da administração da Unimed Goiânia

28 novembro 2023 às 09h04

COMPARTILHAR
Os Conselheiros de Administração da Unimed Goiânia, Frederico Moraes Xavier e Marcela Regina Araújo, denunciaram ações da diretoria executiva e do diretor presidente Sérgio Baiochi por estarem colocando a saúde financeira da cooperativa em risco. As denúncias estão em vídeos que circulam nas redes sociais. procurada, a cooperativa disse que “opiniões isoladas e com jeito de ‘fofoca’ não serão comentadas pela Cooperativa” (confira na íntegra abaixo).
Segundo Frederico, que ocupava o cargo de diretor de mercado, a Unimed fechou 2021 com uma situação muito difícil. “Fiquei incomodado pela resistência de parte da diretoria de não tomar decisões necessárias para diminuição do custo assistencial em 2021, o que fez a nossa cooperativa chegar no final do ano em uma situação muito difícil e ao invés de tomar as medidas necessárias para se reverter o quadro, foi buscado um caminho com menos desgaste político por meio de duas medidas”, disse em vídeo.
Ele explica que diante da tomada de medidas apenas paliativas, a cooperativa novamente chegou ao final de 2022 com o quadro operacional muito difícil. “A adesão na ANS da gestão de capital baseado em risco para liberar mais de R$ 100 milhões no patrimônio líquido ajustado, comprometidos para a margem de solvência e para serem utilizados para minimizar o impacto de uma operação negativa. E a segunda de contratar um escritório de advocacia para buscar créditos de uma possível recuperação fiscal”, continuou Frederico.
A médica Marcela Araujo, ex-diretora de auditoria, destacou que a cooperativa está enfrentando altos índices de sinistralidade e resultados operacionais negativos, colocando-a em situação de risco. Após alertas sobre essa situação, ela renunciou à diretoria executiva. Atualmente, faz parte do conselho de administração e do comitê de ética, onde observa a frequência de cancelamentos de reuniões devido à falta de quórum.
Nota da Unimed na íntegra
A Unimed Goiânia é uma Cooperativa séria, responsável por quase 400 mil vidas. Sua gestão é pautada pela transparência, competência e responsabilidade. A Cooperativa presta o melhor serviço para seus beneficiários e dedicação completa aos seus Cooperados. Todas as suas contas estão em dia e as aplicações financeiras apresentam nível recorde. Essas informações estão presentes nos balanços e disponíveis para o público interessado em saber a verdade. Opiniões isoladas e com jeito de “fofoca” não serão comentadas pela Cooperativa, que se preocupa em informar corretamente seus cooperados. A Unimed Goiânia segue aberta ao diálogo com todos os interessados em conhecer os fatos, sem distorções ou sensacionalismo.