A jabuticaba (ou jaboticaba), nativa de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, conquistou a vice-liderança de melhor fruta do mundo. A liderança ficou com a desconhecida mangostim, de origem asiática – encontrada na Indonésia, Malásia, Brunei e Timor Leste. O ranking é do site TasteAtlas – uma tipo de “enciclopéidia” da gastronomia mundial, sediado em Zagreb, na Croácia.

A lista de avaliação leva em conta as avaliações de usuários em relação aos pratos e ingredientes típicos de regiões do mundo inteiro. Assim, o fruto brasileiro recebeu nota 4,7 estrelas (o máximo é 5) e superou as famosas laranja e morango. As informações são do jornal Estado de S.Paulo.

Além da jabuticaba, dos frutos de origem amazônica foram listados. O açaí integrou o top 10, ao receber 4,5 estrelas; e o guaraná obteve 4,2 estrelas (41ª posição no ranking).

Na avaliação, o TasteAtlas considera diversos aspectos distintos do fruto para a elaboração de pratos, com combinação de ingredientes ou técnicas de preparo mais abrangentes na culinária. Em Goiás, com alta produção, são fabricados doces, vinhos e licores.

Nutrientes

Além de ser suculenta, como destacaram os participantes no ranking, a jabuticaba é rica em nutrientes. A nutricionista Letícia Gasparetto ressaltou à coluna Claudia Meireles, do site Metrópoles, que a fruta possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Dentre as quais as antocianinas.

“A jabuticaba integra vários nutrientes, desde carboidratos, fibras, vitamina C, cálcio, fósforo e até ferro. Essa fruta é versátil e tem um perfil nutricional que a torna valiosa, além de poder ser incluída em uma dieta equilibrada, proporcionando sabor e benefícios à saúde”, explicou.

Assim, como anti-inflamatórios, a especialista indica que as mulheres consumam jabuticaba. A sugestão é reforçada, principalmente, para quem tiver endometriose devido a dores. Isso porque o alto teor de fibras da fruta contribui com o funcionamento do sistema digestivo e auxilia na regulação do trânsito intestinal.

Leia também: Está aberta a temporada de jabuticabas; Goiás tem o maior jabuticabal do mundo
Primeiro vinho do Cerrado goiano foi produzido por coronel e sabor ainda é um segredo