Governo de Goiás antecipa vacinação da Influenza para população

04 maio 2023 às 10h54

COMPARTILHAR
A Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) anunciou nesta quinta-feira, 4, que decidiu liberar a vacinação contra a Influenza para toda a população, acima de 6 meses, do estado. As vacinas estarão disponíveis a partir deste sábado, 6, considerado o dia D da campanha de vacinação. O objetivo é melhorar a cobertura vacinal com a facilitação do acesso de todos os goianos às vacinas.
Leia mais: Goiânia amplia vacinação com bivalente para pessoas a partir de 18 anos
Atualmente, Goiás é o terceiro estado do país a registrar os melhores números de adesão à vacina, com pouco mais de 30% da população prioritária vacinada, número que segundo o Subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde, Luciano de Moura, ainda é baixo.
“Nossa meta é chegar em 90, 95% de toda a população de Goiás vacinada, e por isso decidimos antecipar a vacinação para todos os públicos. Goiás é o terceiro estado que mais está vacinando, porém essa cobertura de 30% está aquém do que precisamos alcançar e isso se reflete no aumento do número de casos e óbitos”, reforça.
A Superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, alerta para a necessidade de um trabalho de aumentar o engajamento das pessoas às vacinas, e lembrou que todas as vacinas disponíveis nas unidades de saúde poderão ser aplicadas.
“Nosso monitoramento identificou o cenário de surto um mês antes do que era esperado e iniciamos um trabalho de mobilização, com ações efetivas para proteger a população. Precisamos que as pessoas busquem as vacinas e que todos as instâncias se empenhem na adesão da população. Outras estão disponíveis, como a bivalente da Covid-19, e tantas outras que estiverem em estoque dos municípios”, disse a superintendente.
O Dia D acontece em todos os municípios goianos no próximo sábado, 6, com mais de 900 salas de vacinação disponíveis em todo estado, das 8h às 17h. A data marca o início da liberação da vacinação para todas as idades em Goiás e tem como objetivo melhorar a cobertura vacinal com a facilitação do acesso da população às salas de vacinação de todo o estado.