HDT fornece resultados para exame de tuberculose em menos de 2 horas

01 fevereiro 2024 às 13h13

COMPARTILHAR
O Hospital de Doenças Tropicais (HDT) é o único no estado de Goiás que conta com um equipamento que permite o diagnóstico rápido da tuberculose. Conhecido como Teste Rápido Molecular (TRM), o exame fornece resultados em menos de duas horas. Sendo um exame automatizado, simples e de fácil execução.
O TRM realiza exames de PCR diretamente com amostras biológicas do paciente, como escarro, aspirado traqueal, líquido pleural, dentre outros fluidos corporais. A amostra é colocada em cartucho e inserido dentro da máquina que realiza a testagem. Cerca de 1 hora e 40 minutos depois, o paciente já tem o resultado.
“É um teste rápido de tecnologia molecular, de fácil execução in loco, que permite identificar a espécie bacteriana e a resistência à principal droga utilizada para essa doença. Otimizando o tratamento do paciente”, explica a coordenadora do laboratório de análises clínicas e agência transfusional do HDT, Rhalcia Cristina de Melo.
Anteriormente, os exames levavam até cinco dias para ficarem prontos. Dessa forma, o HDT consegue realizar entre 120 a 150 exames PCRs para Tuberculose por mês. Uma de 25 exames diários, durante as 24 horas de atendimentos da unidade.
O grande benefício em um diagnóstico rápido é a quebra da cadeia de transmissão, lembrando que a tuberculose é contagiosa. Transmitida pelo ar, alguém sem tratamento pode infectar várias pessoas por meio de inalação de aerossóis. Fora que a constatação da doença o quanto antes pode ajudar no tratamento.
Lembrando que a tuberculose é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. Segundo o Ministério da Saúde (MS), o Brasil detecta 70 mil casos novos e regista 4,5 mil mortes anuais por conta da doença. Goiás constatou 890 diagnósticos preliminares de tuberculose no último ano, 3,8% a mais que no mesmo período de 2022, com 857 casos.