O que é puberdade precoce e quando é necessário bloquear os hormônios?

11 julho 2023 às 12h23

COMPARTILHAR
A puberdade feminina é uma ativação do corpo para liberar hormônios de transformação física, a partir dos 8 anos de idade, por meio da liberação de estrógeno. Quando essa liberação começa antes, é importante bloqueá-la para que a criança não fique madura antes do tempo, pois esse estímulo precoce pode prejudicar o crescimento.
De acordo com a endocrinologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Dra. Marília Barbosa, esse bloqueio é feito por meio de medicamento, indicado em casos de liberação precoce ou em casos de puberdade acelerada e rapidamente progressiva, para não prejudicar a estatura final. “É um processo evolutivo mais comum nas meninas, mas os meninos também podem sofrer com a puberdade precoce”, explica Marília.
Aos 6 anos, Maria Vitória já era muito mais alta que as colegas, “mas o pediatra dizia que era normal, porque eu e meu esposo somos altos”, relata a cabeleireira Maria Cândida que acompanhou a puberdade precoce da neta, que sempre foi muito reservada e autônoma. “Nessa época, ela ficou mais arredia. Queria tomar banho sozinha e não gostava que eu ou o pai a visse nua”.
A descoberta aconteceu quando a neta reclamou de dor na barriga. Ao levá-la ao médico, foi informada que as dores eram na região dos ovários e não infecção de urina como imaginado. “O alerta foi acionado e, ao fazer exames com especialista, veio a confirmação do diagnóstico: puberdade precoce. O corpo dela estava realmente se desenvolvendo cedo demais”, relata a avó, que à época teve que redobrar os cuidados com Maria Vitória para evitar prejuízos emocionais e ensiná-la a lidar com as mudanças do corpo antes do previsto.
Além disso, é importante ressaltar que a evolução corporal incompatível com a idade pode afetar o psicológico e acarretar problemas sociais, porque a criança ainda não está preparada psicologicamente para viver uma nova etapa da vida. “A puberdade precoce pode ser diagnosticada a tempo e os pais devem estar atentos aos sinais corporais das filhas. Por exemplo, não pode nascer peitinho antes dos 8 anos, se isso acontecer, é fundamental procurar um especialista para fazer o bloqueio e acompanhar a evolução hormonal de forma programada”, completa a especialista.
“Na época, eu não sabia que era possível bloquear os hormônios, então não fizemos o procedimento. Porém, agora, aos 16 anos, estamos fazendo tratamento de crescimento porque os ossos dela se desenvolveram muito cedo e afetou a estatura. Se eu soubesse que era simples e eficiente, teria feito”, diz Maria Cândida.