No Rio de Janeiro, foi registrado o terceiro caso de uma ave silvestre migratória contaminada com o vírus da gripe aviária (H5N1). Um trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus) foi encontrado na Ilha do Governador, zona norte do Rio, de acordo com informações do governo estadual.

O governo estadual informou que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, que envolve as secretarias de Saúde do Estado e do município do Rio de Janeiro, está monitorando as três pessoas que participaram do recolhimento do animal. Até o momento, nenhum deles apresentou sintomas gripais, portanto não foram coletadas amostras para exames, conforme mencionado no comunicado.

Neste mês, outras duas aves silvestres da mesma espécie foram identificadas com o vírus H5N1, uma em São João da Barra e outra em Cabo Frio. De acordo com os técnicos da Secretaria de Saúde, não há motivo para preocupação da população com uma epidemia de H5N1, pois não há transmissão direta de pessoa para pessoa no momento.

Os técnicos também ressaltaram que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou ovos. As infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas, sejam elas vivas ou mortas, conforme informado.