Reportagem publicada pelo Jornal Opção estimula operação em casas noturnas

03 março 2023 às 11h34

COMPARTILHAR
Após reportagem do Jornal Opção denunciar irregularidades em casas noturnas de Goiânia – publicada dia 22 de fevereiro com o título “Dez anos após Boate Kiss, casas goianas funcionam sem alvará e com instalações precárias” –, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) anunciam o lançamento da Operação Boate Segura/2023.
A ação tem como objetivo fiscalizar e promover regularização e segurança contra incêndios e pânicos das edificações que promovam aglomeração de pessoas em ambiente interno. Além de combater as irregularidades, os trabalhos também terão como foco boates, casas de shows e bares que funcionam de forma clandestina em todo Estado, e contarão com apoio da Polícia Militar (PMGO), Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e a Guarda Civil Metropolitana (GCM). A operação será apresentada em uma coletiva nesta sexta-feira, 3, às 16h, na boate Folks Pub Sertanejo.
Segundo os Bombeiros, a operação será dividida em duas fases. Na primeira delas, responsáveis por estabelecimentos cadastrados no do Sistema Integrado de Análise de Projetos e Inspeções (SIAPI) são alvos de fiscalização. A intenção é checar a validade dos Certificado de Conformidade (CERCON) que garantem funcionamento das casas. Na segunda etapa, que deve durar até três meses, equipes farão análises e levantamentos dos estabelecimentos clandestinos em Goiás.
A operação foi organizada pela Secretaria de Segurança Pública, em parceria com os bombeiros, após publicação de reportagem no Jornal Opção. A apuração identificou várias irregularidades, como boate funcionando sem alvará há mais de um ano, público além do permitido, cobrança ainda feitas através de comanda, falta de exposição em lugar visível do total de pessoas permitido para o estabelecimento, do alvará e de documentos correlatos. Além disso, foram encontradas e instalações elétricas precárias, paredes de vidro, falta de saídas de emergência e sinalizações de itens de segurança.